(11) 2337-5030 (11) 94792-6441

Como um detetive particular investiga uma empresa?

Ao longo dos anos, a profissão de detetive particular foi se aperfeiçoando cada vez mais, tendo acompanhado o avanço das tecnologias e a necessidade de constante capacitação para que o profissional pudesse obter não somente destaque, mas pleno reconhecimento no mercado.

Dentro desse contexto de ampla concorrência, assistiu-se a um grande crescimento de especialidades investigativas. Dentre elas, a que mais se destaca nos últimos anos é a investigação empresarial. Esta modalidade visa identificar comportamentos suspeitos a fim de evitar possíveis prejuízos à saúde da empresa.

É frequentemente ligada a grandes corporações, mas com o aumento do número de fraudes, a contratação de detetives especialistas em investigação empresarial tornou-se mais necessária para erradicação destes problemas.

Táticas de investigação empresarial

Por ser uma especialidade muito ampla, a investigação empresarial costuma adotar procedimentos e estratégias bem distintas para a solução de suas demandas.

Mas basicamente podemos dividi-las em dois grupos: monitorias de comunicação interna ou infiltração.

A depender do tipo de caso, o auxílio de um ou mais colaboradores poderá ser essencial para eliminar focos suspeitos.

Dentre as táticas mais conhecidas de investigação empresarial está a infiltração, na qual o detetive se passa por um funcionário da empresa para investigar casos de fraudes e extorsões e identificar seus autores.

Outra estratégia bastante utilizada por empresas é a contraespionagem, que consiste basicamente em procedimentos destinados a identificar focos de espionagem industrial, como grampos na escuta telefônica, instalação de câmeras escondidas em ambientes estratégicos do local de trabalho e mesmo monitoramento de veículos através de tecnologias de GPS.

O detetive habilitado para contraespionagem possui uma gama de especialidades e instrumentais específicos para encontrar indícios de vulnerabilidade.

Quando as suspeitas recaem sobre as tecnologias de informação virtuais, são empregados procedimentos mais específicos, como instalação de softwares de monitoramento destinados a identificar programas de vigilância e focos de espionagem instalados nos computadores por crackers.

No entanto, também há táticas de investigação mais simples, muitas delas voltadas para investigação de condutas e atitudes suspeitas por parte de funcionários da própria empresa, como emissão reiterada de atestados médicos, vazamento de informações para empresas concorrentes, furto de documentos, chantagens em troca de informações privilegiadas e até mesmo a análise de perfis de candidatos que eventualmente possam vir a ocupar cargos estratégicos dentro da empresa.

Embora cada tática de investigação venha ser descrita de forma isolada, a sua implementação frequentemente costuma ser realizada atrelada a outros métodos investigativos, pois no decorrer da averiguação uma série de variantes pode desencadear a mudança de estratégias ou mesmo a adoção de táticas complementares para resolução de um caso.

Fale Conosco

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem