(11) 2337-5030 (11) 94792-6441

Contra-espionagem: detetives particulares sp ajudam empresas

No ramo empresarial, disputas com concorrentes do mesmo setor são frequentes e podem envolver atividades comuns e também atos ilícitos e antiéticos, como espionagem, suborno de funcionários e infiltração de pessoal.

Dessa forma, alguns problemas internos e externos podem dificultar a alavancagem de uma empresa ou até mesmo causa prejuízos financeiros. Para saber se você está sendo vítima de algum tipo de golpe, os detetives particulares podem ajudá-lo.

Algumas empresas utilizam métodos antiéticos para roubar ideias, métodos e até mesmo tentar lesar diretamente suas concorrentes. Esse tipo de problema ocorre em diversos segmentos e é importante que o empresário fique atento para não ser vítima de golpes que podem lesar seu patrimônio.

Método de investigação

Por tratar-se de uma empresa e não uma pessoa específica, o detetive particular deve buscar métodos alternativos para realizar a investigação quando se trata de casos de contra-espionagem.

Para tanto, os disfarces costumam ser muito utilizados, uma vez que permitem que o profissional adquira outras identidades.

No caso, um dos recursos mais utilizados é quando o investigador se passa por um novo funcionário no quadro de colaboradores da empresa.

Assim, além de ter acesso às dependências do local sem levantar suspeitas ele ainda pode fazer amizade com funcionários, escutar conversas e até mesmo tentar subornar algum colaborador, afim de descobrir seu envolvimento em atos ilícitos contra a empresa.

Equipamentos utilizados

Além do disfarce, o profissional de investigação utiliza algumas ferramentas afim de descobrir o que ocorre dentro e fora da empresa, o envolvimento de funcionários em atos ilícitos e também colher provas sobre o comportamento geral, afim de apresenta-las ao cliente quando findar a investigação.

Alguns equipamentos são:

  • Câmeras escondidas;
  • Gravadores de áudio escondidos;
  • Câmeras de vídeo;
  • Escutas;
  • Grampos telefônicos;
  • Monitoramento de mensagens corporativas e pessoais.

Todas as provas obtidas ajudam o empresário a quebrar o esquema de espionagem do qual ele tem sido alvo e dessa forma, pode evitar maiores danos à sua empresa.

Além disso, o material colhido por um detetive particular pode ser utilizado em processos judiciais como provas, geralmente em casos de danos financeiros à empresa e demissão por justa causa do funcionário envolvido no esquema.

Fale Conosco

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem