(11) 2337-5030 (11) 94792-6441

Técnicas para desvendar mentiras utilizadas por detetives

O vilão mais tradicional dos casos de investigação é a mentira, usadas em relacionamento, problemas familiares, ocultação dos fatos entre outros. Devido a isso detetives e investigadores usam uma série de truques e técnicas para desvendar quando o investigado ou a pessoa envolvida no caso estão mentindo.

Os profissionais olham e escutam os sinais de nervosismo e prestam muita atenção na história do suspeito:

  • A história tem detalhes?
  • A história tem concordância ao ser repetida?
  • A história tem nexo com o que esta sendo dito?

Entretanto há casos em que a pessoa suspeita tenha desenvolvido e aperfeiçoada suas habilidades de mentir, sendo essas mais difíceis de identificar, porém nunca impossível para um bom detetive particular.

8 expressões de mentiras que os detetives se baseiam

As técnicas de detectar mentiras são usadas nos interrogatórios feitos com os possíveis suspeitos, sendo essas:

  1. Lábios: morder ou lamber os lábios pode ser um forte indício de mentira.
  2. Olhar: o mentiroso desvia o olhar enquanto conta a sua mentira e depois passa a olhar atentamente, querendo observar se conseguiu enganar.
  3. Ombro: erguer levemente um dos ombros.
  4. Tocar o nariz: em momentos de tensão a sensibilidade da mucosa do nariz aumenta. Ou seja, ao mentir o nariz coça, porém é uma sensação tão suave que é difícil de identificar.
  5. Voz: quem mente fica com as cordas vocais mais esticadas que o normal, deixando a voz mais fina e fraca. Para compensar, a pessoa tenta falar mais alto.
  6. Encobrir parcialmente a boca: traduz uma vontade de amordaçar-se. Tende a ser um gesto rápido, porque exprime um conflito
  7. Expressão facial falseada: quando somos genuínos, usamos os músculos faciais certos para expressar uma emoção. Num sorriso moderado e falso, não aparecem os pés de galinha, as bochechas não são levantadas e os olhos ficam menos apertados. Num sorriso real, mais músculos são utilizados e a pálpebra superior dobra-se um pouco sobre os olhos.
  8. Secura: em função de uma reação da adrenalina, o mentiroso fica com a garganta e boca secas, sendo comum se engasgar ou engolir seco.

Claro que todas essas técnicas são sutis e só percebidas por profissionais, os quais estão acostumados diariamente com as mentiras e situações que as envolvem.

Veja mais sobre o assunto na matéria do Fantástico

Fale Conosco

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem