(11) 2337-5030 (11) 94792-6441

Investigação Empresarial pode encontrar fraudes na sua empresa?

O principal objetivo da investigação empresarial é encontrar focos suspeitos na estrutura de uma empresa e identificar fraudes, furtos, quebras de sigilo, roubos e outras atitudes que possam futuramente desencadear prejuízos de ordem material e pessoal numa empresa.

Embora comumente se pense que tais casos estejam vinculados somente ao âmbito de grandes corporações.

Recentes pesquisas tem sinalizado a grande incidência de fraudes em empresas de menor estrutura que, destituídas de um suporte de um consultoria de segurança eficaz, acabam por ser prejudicadas ou mesmo aniquiladas quando vítimas de recorrências deste gênero.

Sabe-se que atualmente a grande maioria dos casos envolvendo fraudes em empresas acontece em função da ausência de um esquema de segurança efetivo e que a maioria dos autores de fraudes não são mais personagens que transitam eventualmente naquele espaço, mas os próprios funcionários.

A incidência de fraudes normalmente está ligada a quatro aspectos:

Os quatro aspectos da incidência de fraudes

Oportunidade: possibilidade do autor praticar a fraude sem ser descoberto.

Pressão:  Quando desempenho ou problemas pessoais geram atitudes incompatíveis com o exercício de sua função.

Racionalização: Quando a própria consciência do fraudador busca justificativas para realização do ato.

Suborno: Quando empresas concorrentes oferecem vantagens ao funcionário da empresa em troca de informações privilegiadas.

O ramo da investigação empresarial é um dos campos mais promissores das últimas décadas e tal crescimento está intimamente relacionado aos esquemas de ação preventiva de empresários para assegurar a saúde de seus negócios e evitar danos irreparáveis na gestão de seus bens.

A grande velocidade das transformações no ambiente organizacional é um dos fatores que tem aberto precedentes para a incidência expressivas de fraudes.

Uma vez que acompanhar essas transformações destituído de algum tipo de assessoria especializada pode desencadear o aparecimento de vulnerabilidades, produzindo uma série de riscos que envolvem sua imagem, suas estratégias, esquemas operacionais, financeiros e pessoais.

Dentro deste contexto, a contratação de especialistas em segurança empresarial acompanhou o crescimento desta demanda de empresários, gerando um contingente de detetives particulares capacitados para investigação de problemas de foro empresarial, desmistificando o antigo estereótipo do detetive como investigador de casos conjugais.

A importância da relação entre detetive e empresa não visa somente resolver demandas que já estejam em situação de gravidade, mas evitar com que futuras complicações as originem.

Ou seja, muito mais do que somente resolver problemas, o detetive particular tem como ação primordial reduzir danos, através de esquemas de ação preventiva.

Fale Conosco

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem