(11) 2337-5030 (11) 94792-6441

Novas tecnologias melhoram a investigação particular

O detetive particular mais conhecido de todos os tempos continua sendo Sherlock Holmes, personagem criado pelo escritor Arthur Conan e que com ajuda do seu amigo Watson resolvia todos os casos misteriosos de Londres no final do século XIX.

Holmes usava principalmente a intuição para solucionar os casos e elaborava algumas engenhocas científicas para ajudar.

Muito tempo se passou desde então e atualmente a profissão de detetive já está consolidada, com agências de detetive especializadas, estrutura empresarial, cursos de detetive e novos recursos tecnológicos que ajudam o investigador particular a realizar o seu trabalho com mais segurança e com a possibilidade de provas mais factíveis para apresentar aos seus clientes.

Recursos tecnológicos

O tempo passou e a tecnologia se tornou indispensável na vida das pessoas, ajudando cada vez mais no desenvolvimento da comunicação, na proximidade, na busca por informação, mas também nas formas de guardar e descobrir um segredo.

Muitas informações valiosas estão guardadas em nossos computadores, celulares, e-mails e outros e o detetive particular precisa encontrar novas formas de conseguir obter as provas adequadas aos casos de seus clientes.

Entre as novas ferramentas que podem ser usadas nas investigações particulares se destacam:

  • Câmeras fotográficas e filmadoras de alto desempenho
  • Microfones e câmeras escondidas
  • Redes sociais e internet
  • Aplicativos
  • GPS
  • Softwares espiões
  • Escutas

Caso você queira contratar um investigador particular, uma agência de detetives particulares pode ser a opção mais segura por garantir o uso desses equipamentos de alta qualidade para a obtenção de provas fidedignas do caso.

Questões legais

Com tantos recursos novos para investigar um caso, o detetive precisa se atentar para as questões legais da investigação.

É necessário que o profissional contratado assegure ao cliente como as provas serão adquiridas, pois elas devem sempre ser passíveis de serem utilizadas judicialmente caso este seja o caminho desejado pelo cliente.

Com isso, as provas precisam ser físicas, como fotos, vídeos, áudios, documentos impressos, relatórios, mas não podem ser obtidas por meios ilegais, o que iria contra a lei vigente no país e tornaria a profissão não regularizada.

Este tipo de cuidado deve partir do profissional contratado para execução do trabalho e também deve ser uma preocupação do cliente contratante.

A tecnologia auxilia na obtenção das provas, com melhor qualidade e mais precisão, mas não deve ser usada para conseguir provas de formas ilegais.

Fale Conosco

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem