(11) 2337-5030 (11) 94792-6441

O que leva à traição? Quais são os motivos?

Ter um caso é sempre algo complicado: o que leva à traição? Ainda assim nossa cultura tende a simplificar demais os motivos e os personagens dessa situação. A maior parte das pessoas responde rapidamente que a infidelidade é inaceitável, mas um grande número de pessoas tem casos. Mas o que leva à traição? A infidelidade é associada com diversos problemas como depressão, violência doméstica e divórcio. Considerando todos esses efeitos negativos, porque as pessoas ainda traem?

O adultério existe desde que o casamento foi inventado e muitos questionam a realidade da monogamia (ter apenas um parceiro pela vida). Trair é um ato muito comum, mas pouco compreendido.

Em diferentes nações, as respostas para a infidelidade variam: na França o número de pessoas que traíram ou foram traídas é enorme; na Bulgária as mulheres tendem a aceitar, com resignação, a infidelidade dos maridos. No México, muitas mulheres têm orgulho de verem cada vez mais mulheres tendo casos, como uma espécie de rebelião social contra uma cultura machista.

As razões individuais estão relacionadas à pessoa que trai e são aquelas que podem tornar uma pessoa um traidor em série. É mais comum que homens sejam infiéis e a ciência aponta que a presença de testosterona pode ser responsabilizada, pois é um hormônio que aumenta o desejo por sexo. A personalidade de pessoas com menos autoconsciência e menos autocontrole indica uma pessoa com mais chances de trair.

Fatores como religiosidade e orientação política também são indicativos: pessoas com valores mais rígidos traem com menos frequência. As pessoas também traem por causa do próprio relacionamento que levam com o companheiro ou companheira. Insatisfação com diversos aspectos do relacionamento podem levar à traição.

motivos que levam a traição

Quais os motivos que levam à traição em um relacionamento?

Fatores como insatisfação sexual, brigas constantes, gostos culturais, políticos e profissionais também prejudicam e levam para o caminho da traição. Quanto mais diferentes os parceiros são em termos de personalidade, nível educacional e cultural, entre outros fatores, mais chances existem de haver infidelidade no relacionamento.

Há casos em que a traição é situacional, ou seja, apesar de não ter uma personalidade típica de infiel e estar em um relacionamento feliz, a pessoa se vê em um ambiente que a conduz para a infidelidade. A natureza do trabalho, quando envolve contato constante e muito próximo com pessoas atraentes, também pode ser um fator que estimula a traição.

Como sempre, ter uma conversa franca com o parceiro ou parceira sobre infidelidade é muito saudável. As pessoas costumam ter uma ideia diferente do que constitui infidelidade e é preciso que o casal chegue a um consenso. É mais fácil chegar a um entendimento de quais são os limites e o que vai ferir seu parceiro quando a conversa é franca e aberta.

A maior parte das pessoas concorda que sexo com outras pessoas é traição, mas outras interações podem criar confusão. Almoçar com um colega de trabalho atraente é traição? Assistir à filmes pornográficos, sozinho ou comentar com um amigo sobre uma mulher atraente significa o quê? É preciso conversar.

Fale Conosco

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem