(11) 2337-5030 (11) 94792-6441

Quais são os recursos utilizados por um investigador particular?

Muitas pessoas procuram um investigador particular para descobrir problemas conjugais, nesse caso, traição, enquanto outras para investigação empresarial, investigação de adolescentes, contra-espionagem, localização de pessoas e outras solicitações nas quais o detetive particular é a pessoa indicada para solucionar tais questões.

Para simplificar, o detetive particular é um investigador autônomo licenciado para exercer as atividades que lhe são atribuídas e, assim, atender ao cliente privado, não tendo autoridade criminal.

Por isso, em se tratando de roubo de cargas, por exemplo, o detetive executa todos os procedimentos para auxiliar na localização atuando paralelamente com as autoridades policiais, porém, tendo informação do local onde a carga estiver armazenada, a polícia é comunicada para tomar as providências cabíveis de recuperação.

Nos casos em que cabe ação de danos morais, o cliente contratante dos serviços do investigador particular, pode apresentar as informações coletadas e documentadas pelo detetive como prova para auxiliar no Processo Judicial.

Muitos personagens nos filmes são detetive particular, com isso, a curiosidade para saber fora das telas, na vida real como funciona o trabalho de investigação particular, quais os recursos utilizados, técnicas e equipamentos para exercer a profissão.

De que recursos o detetive particular precisa?

O detetive particular precisa de carro e moto para acompanhar os passos e a rotina da pessoa que irá investigar, registrando os detalhes importantes referentes ao alvo da investigação por meio de fotos e vídeos.

Além desses, o investigador pode utilizar outros recursos, como software de rastreamento para dispositivos móveis para monitorar a utilização do aparelho com áudio, ligações e mensagens.

Também é feito um acompanhamento, inclusive nas redes sociais, mesmo quando se encontram no modo conta privada.

É importante reafirmar que o investigador particular só utiliza tais recursos atendendo aos interesses do cliente contratante e nenhuma informação coletada durante a investigação pode ser vazada, apresentada a outra pessoa que não seja o próprio interessado e responsável pelo contrato com o detetive.

A rotina de um detetive particular pode despertar interesse e mexer muito com o imaginário por conta das tramas apresentadas nas séries e filmes, porém quando envolve a vida real, o detetive profissional utiliza técnicas que vão além da ficção, ele precisa se tornar invisível durante todo o procedimento de monitoramento, para garantir que o investigado irá continuar mantendo os hábitos sem perceber que está sendo observado.

Caso contrário, colocaria a conclusão da investigação em risco, sem resultado conclusivo por conta da exposição do profissional. Essa é uma das principais diferenças entre um detetive particular qualificado e uma pessoa sem o devido conhecimento das técnicas específicas de trabalho.

Fale Conosco

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem