(11) 2337-5030 (11) 94792-6441

Detetive particular comenta sobre séries de investigação criminal

Detetive particular comenta sobre as séries de investigação criminal, entre os seriados de maior sucesso da tv mundial destacam-se os policiais, que invariavelmente envolvem investigação policial e casos chocantes.
Alguns podem até serem baseados na vida real, mas a diferença entre ficção e realidade deve ser sempre levada em conta.

A fascinação do grande público com esse tema é antiga, remetendo à criação do personagem Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle.

O mal educado detetive conseguia resolver crimes que nem mesmo a Scotland Yard era capaz de desvendar, com sua saga ambientada no final da época Vitoriana na Inglaterra.

Detetive particular x investigação na mídia

A saga de Sherlock Holmes não acabou em seus livros. Peças de teatro e inúmeros filmes já foram lançados com o detetive, que não pertence à polícia e consegue desvendar crimes sem nem sair de seu apartamento.

Holmes utiliza alguns quesitos indispensáveis para os detetives, como observação e sagacidade.

No entanto, as deduções geralmente realizadas por ele sem provas não devem ser levadas em consideração na profissão real, uma vez que há a necessidade de comprovar o que foi observado.

Atualmente, uma série de grande sucesso na televisão é Elementary, situada em Nova York e inspirada no personagem, com o investigador particular possuindo até mesmo uma ajudante chamada Watson.

Além dela, existe também o seriado Sherlock, de origem britânica.

Desde Columbo (1971), as séries policiais ganham destaque na mídia televisiva. Inúmeros casos resultaram em sucesso instantâneo e com atrizes e atores indicados a premiações por suas atuações impecáveis. Atualmente, podemos destacar algumas séries em exibição na televisão:

  • Law & Order;
  • CSI;
  • Criminal Minds;
  • The Closer;
  • NCIS;
  • The Shield.

Tais seriados misturam o trabalho policial com a ficção, além de envolver o espetador na vida pessoal dos agentes.

Em contrapartida, o trabalho de um detetive particular não deve ser confundido com tais personagens, uma vez que ele trabalha em investigações particulares, assim como Sherlock Holmes e não em casos policiais, que contam com profissionais próprios que não realizam trabalhos para civis, apenas para a corporação a qual pertencem.

Fale Conosco

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem