Fale conosco pelo WhatsApp

Como funciona a investigação de paternidade?

Já ouviu falar em investigação de paternidade? Este é um dos muitos serviços que podem ser ofertados por uma agência de detetive particular, garantindo segurança, discrição e sigilo na resolução de conflitos familiares e na solução de mistérios.

Folha rasgada com homem, mulher e criança desenhados
Imagem: Shutterstock

A investigação de paternidade visa entregar ao cliente, em um menor prazo de tempo possível, o paradeiro de um pai desconhecido — como em casos de registros em que a paternidade não é devidamente esclarecida.

De tal forma, esta solução pode ser utilizada para casos de processos que envolvam heranças, exigência de pensão alimentícia e outros. Entenda melhor sobre o caso a seguir e com base em informações cedidas pela Detetive Luciana.

Entendendo o passo a passo da investigação de paternidade

O serviço de investigação de paternidade pode ser solicitado em diversas situações, inclusive quando o pai decide descobrir o paradeiro de um filho, o qual pode ter sido (ou não) registrado em seu nome. Entretanto, os casos mais populares envolvem a investigação do paradeiro do progenitor.

Quando uma criança é registrada apenas pela mãe, o cartório civil precisa informar ao Ministério Público, para que ele contate a mãe e o possível pai para que seja possível um reconhecimento de paternidade amistoso.

No entanto, situações delicadas podem acontecer e atrapalhar o andamento dos fatos, como quando a mãe não sabe quem é o pai de seu filho, bem como quando este progenitor já é falecido, desaparecido ou quando simplesmente se recusa a assumir a paternidade da criança.

Além do pai, a mãe também pode procurar o serviço, ou mesmo o filho que deseja o reconhecimento do pai. A mãe de um menor de idade, por exemplo, pode querer o reconhecimento da paternidade para exigir os direitos de seu filho (como a pensão alimentícia ou a garantia à herança do menor).

Filhos maiores de idade também podem contratar o serviço de investigação de paternidade — independentemente de suas motivações —, não havendo, portanto, um limite de idade para chegar até a identidade de seu verdadeiro pai.

Detalhes do processo jurídico

Os detalhes que envolvem todo o processo envolvem desde a solicitação de um exame de DNA a contestações de documentos. Um filho com o pai já falecido pode requerer sua partilha em uma herança, tendo que fazer um teste de DNA com os parentes vivos mais próximos.

Os familiares devem aceitar de bom grado a realização do exame. Quando a solicitação é negada, a própria recusa pode ser interpretada pelo juiz como prova da paternidade — o que é conhecido no direito como “presunção relativa”.

Depois de dado o veredito em que se reconhece uma paternidade, a parte que contratou a investigação de paternidade pode ir até o cartório civil fazer as modificações, utilizando socialmente o sobrenome do pai — mesmo a contragosto deste, se assim for o caso. O sobrenome passa a fazer parte da certidão de nascimento.

O papel do detetive particular

Casos como investigação de paternidade são extremamente complexos e delicados, já que envolvem problemas familiares e conjugais. Aqueles que precisam da contratação deste serviço costumam precisar de muito sigilo, discrição e cautela por parte do profissional contratado.

A um detetive profissional, esta segurança no sigilo pode ser garantida, uma vez que o investigador é especialista em desvendar, sorrateiramente:

  • Romances extraconjugais;
  • Encontrar pessoas sequestradas ou desaparecidas;
  • Monitorar adolescentes;
  • Promover investigações empresariais, desde espionagem até sabotagem.

Portanto, se você acredita que uma investigação de paternidade, embora necessária para a resolução de algum conflito em sua vida particular, pode acarretar dores de cabeça se não for feita dentro do mais absoluto sigilo, despreocupe-se.

Ao contratar um detetive particular para colaborar na investigação de paternidade, você terá automaticamente a garantia de um trabalho que zelará, respeitosamente, pela sua reputação e discrição acima de tudo. Ligue agora e converse com nossa equipe!