Fale conosco pelo WhatsApp

Como um detetive particular trabalha?

A contratação de um detetive particular é uma demanda cada vez mais recorrente para pessoas que têm suspeitas relacionadas ao comportamento de um cônjuge, familiar, filho, funcionário e outras pessoas, requerendo uma investigação adequada sobre o caso.

Com a maior popularidade da profissão de detetive particular também é comum que surjam dúvidas sobre como atua esse profissional e o que pode ser esperado de uma investigação particular. Assim, a seguir, esclarecemos as principais dúvidas relacionadas a essa área. Confira!

Como um detetive particular trabalha?

Qual a formação do detetive particular?

A legislação que se refere à prática da investigação particular não exige nenhum tipo de formação específica para o profissional que vai atuar como detetive particular, entretanto, é bastante comum que sejam realizados cursos para essa formação.

Normalmente o conteúdo dos cursos ajuda no desenvolvimento de técnicas e métodos de investigação e monitoramento, como para seguir um suspeito discretamente, perseguir um carro, coletar provas à distância, noções jurídicas sobre as ações permitidas ao profissional, entre outras instruções.

Além do curso de formação, o profissional com experiência também se torna mais apto para realizar investigações, principalmente aquelas mais complexas.

Como é realizada a investigação particular?

A investigação particular tem início com o cliente contratante apresentando ao detetive particular as informações básicas do caso, como as suspeitas que mantêm, quem será o investigado e algumas informações referentes ao cotidiano dele.

Após essas informações iniciais têm início a etapa de monitorando do suspeito que pode ser realizada por meio de dispositivos de GPS e também seguindo. Durante essa fase o objetivo central é estabelecer a rotina do investigado, mas caso seja possível inicia-se a coleta de provas.

O levantamento das provas é a terceira fase da investigação particular e consiste em uma etapa na qual o detetive vai utilizar diferentes recursos, como câmeras, escutas, GPS ou vídeos para comprovar o comportamento do investigado.

Por fim, o detetive particular realiza a elaboração do relatório final no qual apresenta ao cliente contratante os meios de investigação utilizados, as provas coletadas e a conclusão do caso.

Quais os riscos dessa profissão?

A profissão de detetive particular está associada a diferentes riscos que podem existir na execução das tarefas de investigação que vão desde o investigado perceber que está sendo monitorado e mudar o comportamento, dificultando a conclusão do caso, até riscos de agressão física.

Devido esses motivos é fundamental que o detetive seja treinado e capacitado, reduzindo as chances de ser descoberto no desenvolvimento das atividades, mas também que saiba lidar com situações diversas com calma e racionalidade.

Quais as investigações mais comuns?

O leque de atividades desenvolvidas pelo detetive particular é bastante amplo, garantindo que quase todos os tipos de demandas de interesse particular possam ser atendidas por esse profissional, como:

  • investigação conjugal;
  • investigação empresarial;
  • contraespionagem;
  • investigação familiar e particular;
  • monitoramento;
  • monitoramento digital e nas redes sociais.

Com essa variedade de áreas é fundamental que o detetive contratado tenha experiência e recursos específicos para atender as demandas de cada tipo de investigação particular.

Como contratar um detetive particular de confiança?

A contratação de um detetive particular exige uma série de cuidados por parte do cliente para garantir que haja maior confiança na relação estabelecida com o profissional. Dessa forma, o primeiro passo é conferir as referências sobre o detetive escolhido, avaliando a experiência de outros clientes.

Posteriormente deve-se avaliar as instalações do profissional e os recursos utilizados para realização da investigação, verificando ainda se os procedimentos realizados são legais e legítimos para garantir a possibilidade de usar as provas coletadas no tribunal, caso necessário.

Por fim é importante contratar um detetive particular que trabalhe com a assinatura de contrato de prestação de serviço especificando as atividades que serão realizadas, o tempo da investigação, os custos relacionados e a garantia da entrega de um relatório final com as provas coletadas.

solicite-um-orcamento-detetive-particular-luciana