detetive pode andar armado

Detetive pode andar armado? Esse é um tema que pode ser polêmico e pode ser uma dúvida comum de quem atua nesse segmento investigativo. Uma lei sancionada no ano de 2017 legaliza a profissão de detetive particular. Porém será que um detetive pode andar armado?

O detetive particular pode atuar em casos de caráter não criminal. Logo tem casos que apenas policiais de cunho investigativo podem atuar, que geralmente envolvem mortes, ou casos delicados como de tráfico, por exemplo.

Para atuar nesta área não é necessário uma faculdade, mas sim, um bom curso especializado para deixar o profissional apto a realizar esta função. Nesses cursos é ensinado questões sobre direito, técnicas investigativas e como manusear os principais equipamentos investigativos.

No post de hoje, vamos te explicar o que um detetive particular pode ou não fazer. Inclusive responder a pergunta que não quer calar, um detetive pode andar armado?

O que é função de um detetive particular 

Um detetive particular atua em casos investigativos de difícil desfecho. Geralmente é procurado em situações que aparentemente não tem mais solução, o que resta é buscar auxílio de um profissional especializado em investigação.

Portanto, a função de um detetive particular é investigar a partir de dicas iniciais. Também existem casos mais complexos em que o detetive necessita iniciar uma investigação sem nenhuma dica ou pista. Isso acaba tornando a busca bem mais complexa.

Além disso, o detetive particular elabora um relatório na finalização do caso onde vão ter todas as provas da investigação. Logo depois deste relatório, fica ao encargo do cliente seguir os próximos passos. Como em caso de traição por parte do cônjuge, conversar com ele a respeito disso, por exemplo.

O que um detetive pode ou não fazer

Apesar da lei sancionada em 2017, existem algumas coisas que um detetive particular não pode fazer. Logo vamos te mostrar o que de fato um detetive particular pode fazer ou não. O detetive particular, não pode atuar em casos de cunho criminal, por exemplo.

O detetive não pode se posicionar como um policial. Ele pode apenas reunir provas para serem acrescentadas ao inquérito policial. Um detetive particular não pode tirar nenhum tipo de vantagem acerca de informações secretas do governo ou da polícia, por exemplo.

Além disso, não é interessante que o detetive particular tenha alguma ligação emocional com o investigado, para que isso não interfira negativamente nas investigações do profissional.

Por fim o detetive particular pode atuar em áreas de investigação conjugal, localização de pessoas desaparecidas e investigações empresariais. Apesar de todas as áreas gerarem demandas, a área que possui mais procura é a conjugal, que geralmente envolve uma investigação sobre uma possível traição.

Mas um Detetive pode andar armado?

Apesar de ser uma área muito perigosa, por se tratar em sua maioria de casos delicados e sensíveis. O detetive particular não pode andar com arma de fogo. E não podemos tomar isso como algo negativo, visto que não influencia negativamente no andar da investigação.

Portanto, profissionais desta área já possuem um treinamento especializado para saber lidar com defesa pessoal, por exemplo. O que é importante ressaltar, é que o principal fator, e que inclusive é um dos principais treinamentos destes profissionais, é de agir com extrema discrição para não ser descoberto pelo investigado.

Logo, apesar de ser arriscado, o profissional já é treinado, para evitar possíveis conflitos com os suspeitos investigados. Isso é um dos fatores primordiais para se ter sucesso como detetive particular

Ficou com dúvida sobre um detetive andar armado? Procure a gente

Agora que você já sabe se um detetive pode andar armado. Além disso, caso você tenha ficado com alguma dúvida em alguma das funções que um detetive particular pode exercer, entre em contato conosco e vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o que podemos te ajudar.

A Detetive Luciana atende em todas as áreas investigativas e pode te ajudar com sua causa, caso precise.

Leitura recomendada: como encontrar alguém pela foto

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cta-blog-2-700x137.png
Abrir conversa