O sigilo profissional é um dos principais pilares do trabalho do detetive particular. Ele é extremamente importante para que a relação entre detetive e cliente seja adequada e de confiança.
As informações descobertas pelo detetive particular devem ser proporcionadas unicamente ao cliente e nenhuma outra pessoa deve ficar sabendo das conversas entre o cliente e o profissional.
O segredo profissional é um segredo conhecido ou que se tem acesso por conta da relação profissional, em virtude da qual é uma obrigação manter os dados ocultos.
Assim como manter fatos confidenciais a salvo de outras pessoas. Desta forma, define-se sigilo como uma obrigação do profissional de não divulgar as confidências, provas e informações que recebe em decorrência da sua profissão.
Neste sentido, é indispensável que o detetive particular esteja ciente da relevância do sigilo e opte por mantê-lo durante todo o processo de investigação.
Profissionalismo e discrição: Fundamentos do sigilo para o detetive particular
Atuar com profissionalismo, prestar um serviço acorde o combinado com o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer detetive particular.
Manter o profissionalismo não é algo simples, ser profissional demanda a adoção de diversos valores e formas de ação que sejam condizentes com os pressupostos da carreira.
Algo fundamental é manter o respeito pelas pessoas acima de tudo. Dito isso, imagina-se que deve haver respeito entre cliente e prestador de serviço, no entanto, a questão do respeito excede esse relacionamento.
O respeito deve estar incorporado também nas ações empreendidas com o suspeito. Assim, este é um dos principais valores que devem ser considerados.
Dentro do conceito de respeito atrela-se o sigilo. Um detetive que age com profissionalismo e que respeita o seu cliente, mantém os dados, as provas e demais assuntos relacionados à investigação em segurança. Ou seja, mantém o sigilo acordado em contrato.
Existem outros valores intrínsecos ao profissionalismo. Uma pessoa que age com profissionalismo é uma pessoa honesta, busca atender as necessidades do cliente conforme mencionadas no contrato. Além disso, possui uma postura correta e longe de fraudes ou mentiras.
No que se refere à discrição, esta característica refere-se também ao sigilo. Um profissional discreto chamará menos a atenção tanto do investigado como de pessoas que possam se sentir beneficiadas pelas informações do detetive.
Além disso, um detetive discreto obtém mais provas uma vez que consegue seguir o suspeito por mais tempo.
Desta forma, conseguem-se mais informações e o resultado final oferecido ao cliente é muito mais relevante.
Se você está à procura de um detetive particular que priorize o sigilo, entre em contato conosco.
A detetive Luciana está à disposição para oferecer a melhor solução para o seu caso.
Acesse o site e descubra como podemos lhe ajudar.