Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

Investigador Particular em São Paulo

Investigador particular utiliza câmera fotográfica

Contratação de um investigador particular pode agilizar e facilitar resolução de incertezas sobre cônjuge, família ou mesmo no ambiente empresarial.

O investigador particular atua em todo o território nacional, mas grande parte da demanda por serviços ocorre em grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde os desafios de uma investigação são mais evidentes.

A profissão de detetive particular ainda é pouco entendida por muitas pessoas que relacionam a atividade às investigações criminais típicas de filmes. No entanto, no dia a dia em São Paulo, a atuação de um investigador particular é voltada muito mais a casos de traição, família e empresas.

A seguir saiba como atua o detetive particular e quais tipos de investigação esse profissional realiza.

Como é o trabalho do detetive particular?

O trabalho do detetive particular é legalmente permitido, mas ele não tem porte de arma ou envolve-se com casos criminais, como algumas pessoas imaginam.

O principal recurso de um bom investigador particular é sua mente analítica, mas para exercício da profissão com excelência são utilizados diferentes recursos, como:

  • Equipamentos de alta tecnologia, como câmeras fotográficas e filmadoras de alta resolução para captação de imagens e vídeos à distância;
  • Escutas disfarçadas para captar áudio do investigado em locais públicos de forma discreta e segura;
  • GPS para mapear os trajetos do investigado e realizar o monitoramento de sua localização;
  • Softwares para verificar a atividade online do investigado, visto que atualmente muitas situações iniciam-se ou desenvolvem-se em redes sociais e outros meios de comunicação virtual, como casos de traição conjugal.

Além dos recursos tecnológicos, o investigador particular também tem estratégias de atuação com base na experiência, fazendo um estudo analítico do caso e, posteriormente, desenvolvendo um plano de ação no qual vai delimitar as táticas usadas na resolução.

Quando contratar um investigador particular?

Como visto, muitas pessoas ainda desconhecem a alçada da atuação do detetive particular e têm dúvidas sobre quando esse especialista pode ser contratado. Alguns casos incluem:

  • Investigação conjugal: focada na identificação de casos extraconjugais do investigado, seja na internet ou fisicamente;
  • Investigação empresarial: tem como objetivo revelar casos de espionagem industrial, roubo de informação ou mesmo ocorrências internas, como desvio de recursos;
  • Investigação familiar: flexível para diversas demandas esse tipo de serviço permite monitorar as atividades de filhos, cônjuges e outras pessoas da família, além de poder ser usada na busca por pais biológicos.

Existem outros tipos de investigação que podem ser conduzidas pelo investigador particular, como monitoramento de um investigado — quando se suspeita de algo, mas sem hipóteses prévias —, em caso de busca de pessoas ou animais desaparecidos, ameaças na internet e outras.

Como o investigador particular auxilia na resolução de um caso?

O trabalho do investigador particular é esclarecer a dúvida do cliente sem expô-lo durante o processo. Para isso, o contratante é mantido afastado do caso para que seu envolvimento emocional não comprometa o desenrolar da investigação.

Apesar desse distanciamento, ele é atualizado formalmente a partir de relatórios parciais no qual o detetive particular informa sobre o avanço na investigação.

Em São Paulo, por exemplo, uma suspeita de traição pode envolver seguir o investigado durante o trânsito caótico da cidade, tirar fotos em locais públicos com muita discrição e conseguir áudios ou vídeos que comprovem a infidelidade sem levantar suspeita.

Portanto, o investigador particular permite a resolução de um caso com profissionalismo, garantindo o levantamento de provas legalmente, o que indica que podem ser usadas judicialmente, rápida resolução do caso e discrição na investigação.

Todos esses fatores fazem com que a contratação de um detetive particular em São Paulo ou outras cidades seja uma opção mais segura, prática e ágil para descobrir a verdade sobre os fatos. Quer saber mais? Entre em contato com a agência de detetives da detetive Luciana.