Fale conosco pelo WhatsApp

Como contratar um detetive particular?

Todas as vezes em que há a necessidade de descobrir a verdade sobre um assunto ou levantar mais informações sobre uma pessoa, surge a dúvida sobre como contratar um detetive particular.

O primeiro passo para responder a esta pergunta consiste em conhecer os tipos de investigação que existem e a forma como este profissional atua. Assim, é possível decidir se é o momento e entender como contratar um detetive particular.

Investigação familiar

Nesse tipo de investigação, consegue-se saber mais detalhes sobre um parente que apresenta comportamento suspeito ou se o filho está consumindo drogas e, assim, fazer uma intervenção adequada antes que seja tarde demais.

Localização de pessoas desaparecidas

Permite descobrir a localização de alguém que sumiu por vontade própria, foi sequestrado ou está inadimplente, fugindo de suas dívidas.

Investigação de cônjuge

A investigação conjugal consiste em uma investigação que visa descobrir se um cônjuge é infiel, levantando provas e evidências para o contratante.

Investigação empresarial

A investigação empresarial ajuda a descobrir se alguém está invadindo os computadores da empresa para roubar informações, além de levantar os antecedentes de um determinado funcionário para saber se algo o impede de ocupar um novo cargo, por exemplo.

Monitoramento

Consiste em rastrear um bem para garantir sua localização, caso o item seja roubado. Também pode ser aplicado a pessoas, a fim de saber se elas desempenham adequadamente suas atribuições — tais como babás.

Imagem de escritório de detetive Particular

Como contratar um detetive particular?

O trabalho de investigação inclui levantar informações particulares e confidenciais sobre pessoas ou empresas. Por isso, é necessário ter bastante cautela e responsabilidade sobre quem terá acesso a esses dados, especialmente aqueles de caráter confidencial. Nesse sentido, o detetive particular coleta provas e levanta dados que ficam apenas em poder do contratante — que deve escolher cuidadosamente o profissional.

Há alguns passos para se seguir que ajudam na hora de contratar um detetive particular com segurança e eficiência:

    • Evite passar informações de seus problemas por telefone: agende uma reunião no escritório, onde o profissional costuma atender os clientes. Esse primeiro contato é primordial para saber se confia nele para depois contar seus segredos. Não adianta contar detalhes sobre sua vida e depois não fechar contrato com o investigador porque não confiou nele ou porque não concorda com o valor a ser pago;
    • Preserve-se: conheça o escritório, converse pessoalmente sobre o que precisa na investigação, esclareçam juntos os detalhes dos gastos, com o que concorda ou não na investigação;
    • Solicite um orçamento: a utilização de recursos deve ficar muito clara para ambas as partes — o detetive deve saber o quanto pode gastar e, consequentemente, o quanto poderá progredir na investigação, conforme o valor combinado. Já o contratante deve ter em mente que a falta de verba pode comprometer os resultados, uma vez que o profissional não poderá usar o tempo, equipamento ou recursos necessários para elucidar o caso;
    • Verifique a qualidade do serviço: para seguir um investigado, conseguir informações sigilosas, o detetive terá de frequentar lugares, participar de eventos, usar equipamento específico, todas essas ações necessitam de recursos. Entenda a atuação do profissional e valorize seu trabalho, pois ele não terá como ter bons resultas sem investimento para fazer uma investigação adequada;
    • Faça uma pesquisa sobre o detetive particular que pretende contratar: veja as referências, se já ganhou prêmios, qual é sua experiência, cheque a sua repercussão no mercado por meio de buscas pela internet e em órgãos competentes;
    • Analise a capacitação do profissional: verifique se o detetive tem a documentação em ordem para exercer a função, bem como seus certificados e cursos. Desconfie se ele prometer resolver um caso em um prazo impossível de ser cumprido. Ele deve passar credibilidade no momento do contato com o cliente, explicar minuciosamente como fará seu trabalho;
    • Faça uma avaliação do detetive: analise se ele é habilitado para investigação, conforme as qualificações que apresentou no currículo e em suas referências;
    • Verifique se o escritório é fixo: se o detetive utiliza escritório itinerante, há uma grande chance de ele pegar seu dinheiro e sumir sem executar a investigação. Procure saber se está registrado em algum sindicato para conferir seus dados e há quanto tempo o escritório está estabelecido no endereço;
    • Não omita informações importantes sobre o investigado: lembre-se de contar todos os detalhes sobre o envolvido na investigação. Deixar de passar informações preciosas pode comprometer a pesquisa ou torná-la mais lenta, o que significa contratar os serviços por um período maior e, consequentemente, gastar mais dinheiro.
    • Assinatura do contrato: o documento deve ter os dados pessoais do investigador, além de especificar todas as ações do detetive, como ele pretende conduzir a investigação, a duração estimada da investigação, os recursos que utilizará, que tipos de provas entregará no final e as possíveis formas de pagamento.

    Seguindo os procedimentos acima, é possível contratar o serviço de detetive particular com mais tranquilidade.

Quanto custa os serviços de um detetive particular?

O valor do serviço é calculado após o detetive acordar com seu cliente todos os detalhes da operação — a quantia de dias trabalhados, a localidade do serviço, quais os equipamentos a serem utilizados, a dificuldade de acesso às informações ou ao investigado, a complexidade do caso e a qualidade do material a ser apresentado no final da investigação.

Durante a reunião, o investigador entenderá as necessidades do cliente para avaliar quais riscos correrá e os recursos necessários para realizar um trabalho seguro (em que ele não seja descoberto) e eficiente. No cálculo das despesas, por exemplo, o detetive deve ponderar se terá de viajar, pagar por algum tipo de serviço ou produto, ou se precisará contratar parceiros para trabalhar em conjunto na investigação.

Por isso, ao contratar um detetive particular, o custo geralmente é calculado por dia de trabalho. Entre em contato para saber mais e entender como este profissional pode te ajudar.

Serviços de Investigação

A sua empresa sabe quem realmente é o funcionário que esta sendo contratado e que irá assumir um cargo de grande importância?

Saiba mais

A investigação particular deve sempre ser conduzida, registrando os passos da pessoa investigada, captando qualquer desvio de conduta.

Saiba mais

As investigações conjugais são realizadas por meio dos registros de todos os passos da pessoa investigada.

Saiba mais

A contraespionagem é uma técnica de investigação que visa certificar-se que uma empresa é alvo de espionagem por parte de outra companhia.

Saiba mais

O monitoramento particular é o serviço de acompanhamento diário de um investigado.

Saiba mais

As investigações particulares em redes sociais podem ser utilizadas para identificar casos extraconjugais, comportamento de adolescentes, entre outros.

Saiba mais