(11) 2337-5030 (11) 94792-6441

Detetive particular ajuda a solucionar e prevenir crimes online

Com a expansão e o maior acesso à internet cresceu também o número de fraudes e golpes que utilizam meios online para atingir uma grande quantidade de pessoas. Os crimes online podem ser de diferentes naturezas, como roubo de identidade e informações, oferta fraudulenta, bullying, perseguição e outros. Em muitos casos, o detetive particular pode ser uma alternativa para identificar os crimes e seus autores e evitar que uma situação se agrave. Conheça como agir em casos de crimes online.

Detetive ajuda a identificar responsáveis por sites de compras

Entre os crimes online mais comuns está o de sites que com ofertas vantajosas, atraem compradores e posteriormente não efetuam a entrega da mercadoria ou entregam produtos danificados. Para evitar cair neste tipo de fraude, o comprador deve estar sempre atento ao site no qual efetua suas compras. Um cuidado importante é evitar os domínios listados pelo Procon como não confiáveis (veja a lista aqui). Os usuários também devem se atentar às informações disponíveis no site. Segundo o Decreto Federal nº 7962/13, que entrou em vigor em maio de 2013, todo e-commerce deve informar, em local visível, número do CNPJ, endereço físico e o número de telefone.

Se mesmo com todos esses cuidados, ainda for vítima deste tipo de crime é indicado prestar queixa no Procon e contratar um detetive particular para conduzir a investigação sobre a identidade do responsável pelo site, sendo viável recorrer à Justiça para cobrar seus direitos. O detetive também recolhe as provas necessárias para que uma ação judicial possa se embasar.

Roubo de identidade e informações bancárias

O roubo de identidade é outro crime comum no ambiente online. Nesses casos, o detetive particular pode ajudar na sua resolução conduzindo uma minuciosa pesquisa online com o objetivo de encontrar informações ou imagens pessoais que estejam sendo usadas para fins duvidosos e identificar os autores da apropriação indevida.

No caso de roubo de informações bancárias, a melhor forma de se prevenir é por meio do uso de antivírus e programas fornecidos pelos bancos para acesso às contas online. Caso identifique movimentações suspeitas na conta o indicado é entrar em contato imediato com a instituição financeira e, caso confirmado o roubo de informações, fazer um boletim de ocorrência para notificar as autoridades sobre o crime.

Bullying e investigação particular

Atualmente, o bullying pode ser entendido como uma atividade criminosa em alguns casos, principalmente quando envolve perseguição, mesmo que online, e ameaças. Nesses casos, o detetive particular auxilia na identificação dos responsáveis, a partir de investigações de perfis, busca em arquivos, monitoramento de pessoas e organiza as provas necessárias para comprovar o crime.

Essa forma de investigação particular pode ser usada em diversos casos, sendo especialmente útil para pais que querem identificar este tipo de ofensa contra seus filhos. O bullying pode levar a situações extremas como depressão, isolamento social e trauma devendo ser levado a sério por familiares e autoridades. Identificar os autores de tais ações para inibir a continuidade das ameaças e ofensas é fundamental para se ver livre da situação. Contratar um detetive particular para situações como essa é uma alternativa para encontrar a resposta de forma discreta.

Fale Conosco

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem