Fale conosco pelo WhatsApp

Investigação Empresarial

Os empresários gerenciam seu negócio com base na confiança em seus colaboradores, tanto no que diz respeito à sua capacidade profissional quanto à sua integridade. Entretanto, algumas mudanças no comportamento de um funcionário podem levantar suspeitas, fazendo com que seja necessário investigar o caso mais afundo. É neste momento que entra em cena a investigação empresarial.

A investigação empresarial é um serviço prestado pelo detetive particular, e tem por objetivo averiguar possíveis irregularidades no ambiente de trabalho de uma organização. Além disso, a investigação para empresas também pode ser solicitada quando um gestor desconfia de má conduta por parte da concorrência, interferindo diretamente na saúde financeira do negócio.

Detetive particular analisa documentos de empresa com sua lupa

Quando solicitar uma investigação empresarial?

Os motivos que levam um gestor a solicitar uma investigação particular para empresas podem variar dependendo do caso. A contratação do detetive particular pode acontecer quando há suspeita de atos ilícitos que possam prejudicar o crescimento do negócio e até mesmo comprometê-lo perante as autoridades. No geral, as principais situações que requerem uma investigação empresarial são:

  • Fraudes;
  • Extorsões;
  • Concorrência desleal;
  • Desvios de dinheiro ou de materiais da empresa;
  • Furtos, que podem ser de informação ou de dinheiro;
  • Má-fé de colaboradores, envolvendo ou não subornos;
  • Chantagens, que podem ser realizadas por um funcionário ou cliente;
  • Espionagem industrial, que acontece quando existem indícios de espionagem externa;
  • Uso de informações confidenciais para benefício próprio por parte de sócios, funcionários, concorrentes ou clientes.

Como é realizada a investigação para empresas?

Para descobrir os atos ilícitos praticados contra uma empresa, o investigador particular utiliza diversas ferramentas e técnicas para monitorar e acompanhar os documentos da empresa e os funcionários, clientes, sócios ou concorrentes que tenham despertado a suspeita no empresário. Os principais recursos usados na investigação empresarial são:

Monitoramento de canais

O monitoramento de canais pode ser realizado tanto interna quanto externamente. A monitoria interna é um tipo de técnica investigativa que visa identificar a origem dos desvios de verba, por exemplo, para que o detetive particular descubra quem são as pessoas envolvidas. No monitoramento interno o investigador pode verificar o sistema interno de internet, buscando dispositivos que interceptam informações e as encaminham para terceiros, ou avaliar o balanço contábil da empresa contratante para identificar possíveis movimentações estranhas.

A monitoria externa, como o próprio nome sugere, é utilizada para constatar onde o ato ilícito é realizado — parte de um cliente ou de um concorrente, por exemplo. Em ambos os casos, o investigador usa equipamentos de alta tecnologia para colher as provas necessárias sem levantar suspeitas nos investigados.

Infiltração na empresa contratante

A técnica de infiltração é adotada para complementar o trabalho da monitoria da comunicação, principalmente quando os investigados cobrem seus rastros de maneira que o detetive particular não consiga localizar com os equipamentos tecnológicos. Neste caso, o investigador acompanha a rotina da empresa internamente, ficando atento a qualquer atitude suspeita que possa levá-lo para os envolvidos no ato ilícito.

Esse trabalho costuma ser realizado por meio de disfarces. Por exemplo: o investigador pode se passar por um novo colaborador da empresa. Assim, ele tem acesso às dependências da organização e conversa com os funcionários sem levantar suspeitas.

Caso o ato ilícito envolva pagamento de suborno, o detetive particular pode oferecer um valor específico para o investigado como uma espécie de armadilha, desmascarando sua conduta caso a proposta seja aceita. Durante a infiltração para investigação empresarial, o detetive particular pode usar recursos como gravadores ocultos ou câmeras de segurança para descobrir se a suposição do empresário se confirma.

Acompanhamento da rotina dos suspeitos

Em alguns casos de uso de informações confidenciais as partes envolvidas preferem se contatar pessoalmente, evitando deixar rastros como troca de e-mails ou de mensagens em redes sociais para não serem descobertos. Nessas situações, o detetive particular acompanha a rotina do colaborador ou sócio suspeito, obtendo as provas necessárias por meio de câmeras de longo alcance. Dessa maneira, o profissional envolvido no ato ilícito não percebe que está sendo observado.

Produção de relatórios

Os relatórios são a última etapa da investigação empresarial e reúnem todas as informações obtidas pelo detetive particular. Por ter um profundo conhecimento das leis, o investigador consegue provas que podem ser utilizadas em uma ação judicial. A decisão do que será feito com os dados e informações obtidas durante a investigação na empresa ficará a cargo do gestor que contratou o serviço do detetive particular.

Quais as vantagens de contratar um detetive particular para investigação empresarial?

Os problemas relacionados a atividades ilícitas podem ser mascarados por um bom tempo, o que leva à interrupção do crescimento e até mesmo prejuízos financeiros para o negócio. Por conta disso, um dos principais benefícios de contratar um detetive particular para fazer a investigação empresarial é evitar que tais atos tragam mais problemas para a empresa.

A expertise do detetive particular é outra vantagem que corrobora a importância do profissional nas investigações em empresas. Dessa forma, o empresário saberá que a investigação é conduzida com qualidade e responsabilidade.

Outro benefício do investigador particular que deve ser destacado é sua discrição. Esse fator se aplica tanto na maneira como ele conduz a investigação — impedindo que seja descoberto nos casos de infiltração, por exemplo — quanto na maneira com que organiza os dados levantados, prezando pela privacidade do gestor que contratou o serviço.

Nesse sentido, também vale a pena mencionar como vantagem a assessoria jurídica prestada pela agência de detetives. É por meio desse suporte jurídico que todos os processos da investigação são realizados, reduzindo os danos à empresa contratante e permitindo uma resolução legalmente correta.

A assessoria jurídica durante a investigação de empresas oferece ao gestor contratante a garantia de seus direitos à privacidade, obtendo uma orientação especializada sobre como proceder judicialmente após a conclusão das investigações.

Como escolher uma agência de detetives para investigação empresarial?

O gestor interessado em contratar uma investigação empresarial deve escolher uma agência de detetives qualificada e que tenha experiência neste tipo de serviço. Para isso, é recomendado conferir a reputação da agência de investigação particular na internet e obter a avaliação de conhecidos que contrataram a mesma agência no passado.

Caso queira saber mais sobre a investigação empresarial, entre em contato com a agência de detetive particular da Detetive Luciana e conte com os profissionais mais preparados para desvendar atividades ilícitas e proteger os dados do seu negócio.