Todas as empresas possuem concorrentes no mercado, sendo que alguns deles podem agir ilegalmente com o objetivo de descobrir informações sigilosas e sensíveis. Nesses casos, as empresas registram um grande prejuízo após sofrerem ameaças de espionagem ou sabotagem, sendo necessário um serviço de contraespionagem para descobrir e evitar essas ocorrências.

Além das ameaças feitas por outras empresas, as companhias também podem sofrer com a má fé dos próprios funcionários, que podem ser subornados por outros ou causar grandes danos financeiros, visando benefícios próprios, o que também exige uma investigação de contraespionagem.

Quando há a suspeita de espionagem, vale a pena a contratação de uma agência de detetives particulares para realizar o serviço, descobrindo as irregularidades e dando subsídios para que a companhia combate esse problema.

O que é contraespionagem?

Muitos gestores podem pensar que a contraespionagem é uma prática exclusiva dos filmes, não afetando empresas de menor porte. Entretanto, diversas situações corporativas e industriais podem ser consideradas uma espionagem, como o furto de uma carteira de clientes ou de relatórios de desempenho, por exemplo.

Esses são alguns dos dados sigilosos que a empresa possui e que devem ser devidamente protegidos, evitando que os concorrentes acessem essas informações e possam utilizá-las contra a própria companhia.

Assim, a contraespionagem consiste no serviço que tem como objetivo atender empresas e indústrias para revelar esse tipo de situação e evitar que ela cause prejuízos ao cliente.

Como um detetive pode ajudar nesses casos?

O trabalho do detetive particular, nos casos de contra inteligência, será o de descobrir se há alguma irregularidade na empresa, desde acessos irregulares a informações sigilosas, venda de dados, como também em casos de suspeitas de conduta inadequada dos colaboradores.

Para proteger a empresa da prática de espionagem feita por outras companhias, o detetive particular utiliza basicamente as mesmas ferramentas que são utilizadas para uma investigação e que, provavelmente, também estão sendo usadas por quem está espionando a empresa para obter dados e acessos. Alguns equipamentos eletrônicos de apoio nessas situações são:

  • Câmeras fotográficas;
  • Câmeras filmadoras;
  • Escutas;
  • Softwares espiões;
  • Microfones.

Também pode acontecer de o investigador particular usar disfarce de funcionário para descobrir se a informação está sendo repassada por membros da própria empresa lesada. Por meio da infiltração é possível ouvir conversas, travar diálogos e até mesmo subornar colaboradores para chegar à verdade sobre os fatos.

Além dos funcionários, também é possível que o detetive particular utilize como disfarce a função de um cliente, visitante, fornecedor ou até mesmo rival com o objetivo de descobrir qualquer desvio de conduta dentro da companhia e assim sanar o problema, inclusive com provas fidedignas sobre o assunto e que podem ser usadas em um processo judicial caso a empresa desejar.

Devido essas diversas técnicas e fatores que envolvem esse tipo de caso, o tempo de investigação pode variar bastante, desde alguns dias até semanas de trabalho, dependendo da complexidade da sabotagem investigada.

Quando o empresário deve contratar um detetive para um serviço de contraespionagem?

A contratação de um detetive particular para conduzir o caso de contraespionagem deve ser realizada quando os sócios tiverem algum tipo de desconfiança, seja de colaboradores, outros sócios, fornecedores ou hackers externos.

Em todos esses casos, o investigador contribui para elucidar a questão, esclarecendo a situação e permitindo que as suspeitas sejam totalmente refutadas ou comprovadas.

Destaca-se também que o trabalho do detetive nas investigações em empresas é legalizado, sendo que é a atividade desempenhada pelo espião que é ilegal e passível de multas e condenações, de acordo com a gravidade da ocorrência.

Quais os resultados desse trabalho?

O resultado final desse tipo de trabalho é que o detetive particular levanta todas as provas que podem comprovar a atividade irregular de um colaborador ou concorrente, permitindo que a indústria ou empresa tome as medidas judiciais cabíveis para essa ilegalidade cometida.

Caso você queira saber mais sobre o serviço de contraespionagem empresarial ou industrial, entre em contato com nossa agência de detetives particulares e garanta o bem estar e a confiança dentro de sua companhia.

Outros Serviços

Investigação Empresarial

Saiba mais

Investigação Empresarial

A sua empresa sabe quem realmente é o funcionário que esta sendo contratado e que irá assumir um cargo de grande importância?

Investigação Particular

Saiba mais

Investigação Particular

A investigação particular deve sempre ser conduzida, registrando os passos da pessoa investigada, captando qualquer desvio de conduta.

Investigação Conjugal

Saiba mais

Investigação Conjugal

As investigações conjugais são realizadas por meio dos registros de todos os passos da pessoa investigada.

Contraespionagem

Saiba mais

Contraespionagem

A contraespionagem é uma técnica de investigação que visa certificar-se que uma empresa é alvo de espionagem por parte de outra companhia.

Monitoramento Particular

Saiba mais

Monitoramento Particular

O monitoramento particular é o serviço de acompanhamento diário de um investigado.

Investigação nas Redes Sociais

Saiba mais

Investigação nas Redes Sociais

As investigações particulares em redes sociais podem ser utilizadas para identificar casos extraconjugais, comportamento de adolescentes, entre outros.