Todas as empresas possuem concorrentes no mercado, sendo que alguns deles podem agir ilegalmente com o objetivo de descobrir informações sigilosas e sensíveis. Nesses casos, as empresas registram um grande prejuízo após sofrerem ameaças de espionagem ou sabotagem, sendo necessário um serviço de contraespionagem para descobrir e evitar essas ocorrências.
Além das ameaças feitas por outras empresas, as companhias também podem sofrer com a má fé dos próprios funcionários, que podem ser subornados por outros ou causar grandes danos financeiros, visando benefícios próprios, o que também exige uma investigação de contraespionagem.
Quando há a suspeita de espionagem, vale a pena a contratação de uma agência de detetives particulares para realizar o serviço, descobrindo as irregularidades e dando subsídios para que a companhia combate esse problema.
Índice
O que é contraespionagem?
Esses são alguns dos dados sigilosos que a empresa possui e que devem ser devidamente protegidos, evitando que os concorrentes acessem essas informações e possam utilizá-las contra a própria companhia.
Assim, a contraespionagem consiste no serviço que tem como objetivo atender empresas e indústrias para revelar esse tipo de situação e evitar que ela cause prejuízos ao cliente.
Como um detetive pode ajudar nesses casos?
O trabalho do detetive particular, nos casos de contra inteligência, será o de descobrir se há alguma irregularidade na empresa, desde acessos irregulares a informações sigilosas, venda de dados, como também em casos de suspeitas de conduta inadequada dos colaboradores.
Para proteger a empresa da prática de espionagem feita por outras companhias, o detetive particular utiliza basicamente as mesmas ferramentas que são utilizadas para uma investigação e que, provavelmente, também estão sendo usadas por quem está espionando a empresa para obter dados e acessos. Alguns equipamentos eletrônicos de apoio nessas situações são:
- Câmeras fotográficas;
- Câmeras filmadoras;
- Escutas;
- Softwares espiões;
- Microfones.
Também pode acontecer de o investigador particular usar disfarce de funcionário para descobrir se a informação está sendo repassada por membros da própria empresa lesada. Por meio da infiltração é possível ouvir conversas, travar diálogos e até mesmo subornar colaboradores para chegar à verdade sobre os fatos.
Além dos funcionários, também é possível que o detetive particular utilize como disfarce a função de um cliente, visitante, fornecedor ou até mesmo rival com o objetivo de descobrir qualquer desvio de conduta dentro da companhia e assim sanar o problema, inclusive com provas fidedignas sobre o assunto e que podem ser usadas em um processo judicial caso a empresa desejar.
Devido essas diversas técnicas e fatores que envolvem esse tipo de caso, o tempo de investigação pode variar bastante, desde alguns dias até semanas de trabalho, dependendo da complexidade da sabotagem investigada.
Quando o empresário deve contratar um detetive para um serviço de contraespionagem?
Em todos esses casos, o investigador contribui para elucidar a questão, esclarecendo a situação e permitindo que as suspeitas sejam totalmente refutadas ou comprovadas.
Destaca-se também que o trabalho do detetive nas investigações em empresas é legalizado, sendo que é a atividade desempenhada pelo espião que é ilegal e passível de multas e condenações, de acordo com a gravidade da ocorrência.
Quais os resultados desse trabalho?
Caso você queira saber mais sobre o serviço de contraespionagem empresarial ou industrial, entre em contato com nossa agência de detetives particulares e garanta o bem estar e a confiança dentro de sua companhia.