(11) 2337-5030 (11) 94792-6441

Detetive particular dá dicas para se proteger de golpes virtuais

A consolidação da internet como meio pelo qual é possível fazer quase qualquer atividade, desde pagar contas até se relacionar, tem se tornado um campo para atração de criminosos que veem nos meios digitais locais para possíveis golpes. A detetive particular Luciana dá dicas de como se proteger desses ataques.

Como se proteger de golpes?

Atualmente, algumas práticas são indicadas por profissionais que trabalham com segurança na internet para precaver a ocorrência de golpes. Algumas delas são:

  • Utilize um antivírus atualizado: independente de qual software de antivírus se use, é essencial mantê-lo atualizado para evitar a instalação e funcionamento de softwares malignos do dispositivo;
  • Troque suas senhas com frequência: uma periodicidade de dois a três meses é a indicada para realizar a troca das senhas digitais que se usa, sejam em lojas virtuais, banco online ou mesmo redes sociais;
  • Evite senhas similares para redes sociais e contas bancárias/lojas online: as senhas do banco online e das lojas online devem ser diferentes das senhas usadas nas redes sociais.
  • Não acesse contas pessoais em computadores públicos: principalmente as contas em bancos e em sites que tenham cadastradas as informações de compra, como dados do cartão de crédito, endereço etc.
  • Verifique a segurança da URL antes de digitar dados pessoais: sites de compra e que pedem informações pessoais do usuário utilizam uma conexão mais segura. Antes de passar qualquer informação verifique se a conexão é “HTTPS” ao lado da URL, normalmente também acompanhada de um pequeno cadeado que comprova a segurança para os dados informados na página.
  • Evite publicar informações excessivas sobre o dia a dia: uma forma de facilitar o trabalho de quem está buscando suas informações é publicar excessivamente sobre o seu dia a dia, tornando a rotina previsível para alguém que não seja próximo.

Todos esses cuidados dificultam o roubo de informações online e pode tornar a vida do usuário com os recursos online mais saudáveis.

Muitas pessoas gostariam de desfrutar mais das facilidades online, mas ficam receosas devido os golpes virtuais, com esses cuidados essas chances diminuem.

Detetive particular indica ajuda especializada

A detetive particular Luciana realiza, na agência dela, investigações que ajudam a solucionar golpes virtuais, entretanto, devido à ilegalidade dessas ações, a profissional também indica que esses crimes sejam reportados às autoridades, tanto para que se inicie uma investigação como para que hajam dados oficiais mais confiáveis sobre essas ações no país.

Em São Paulo é possível procurar o DIG-DEIC – 4ª Delegacia – Delitos praticados por Meios Eletrônicos para relatar qualquer tipo de delito virtual. É possível denunciar anonimamente por meio do e-mail 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br.

Procurar um detetive particular também pode auxiliar na busca pela identidade do responsável e evitar futuras ocorrências.

Fale Conosco

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem