No mundo corporativo, muitas empresas podem ser prejudicadas pela espionagem feita por seus concorrentes. Aprenda a defender-se!

A espionagem industrial é algo ilegal, caracterizando-se como um delito perante as leis brasileiras. O empresário que faz isto contra seus concorrentes incorre em prática passível de processo judicial.

Ainda assim, a prática de espionagem industrial é corriqueira, e continua a prejudicar empresas, independentemente de seu porte, em todo o país, necessitando que empresários tenham de se proteger.

Caso exista a suspeita que este crime esteja ocorrendo contra sua empresa, é importante acionar um detetive particular, para que seja possível conduzir a contraespionagem, método investigativo que combate a prática ilegal feita por terceiros.

Na contraespionagem, o detetive é capaz de identificar as irregularidades que podem estar acometendo a empresa — e também os responsáveis por elas —, oferecendo subsídios para que a empresa possa combater esse problema.

Desvendando a espionagem em sua empresa

O conjunto do trabalho de investigação empresarial é levado adiante com total sigilo, não expondo a imagem da organização e não a colocando em risco.

Normalmente, a contraespionagem envolve a investigação no ambiente de trabalho, em que o detetive particular irá realizar uma busca por escutas clandestinas, câmeras de vídeo ocultas e demais apetrechos os quais provem que o local está de fato sob monitoramento ilegal.

O detetive também usa de seu conhecimento em tecnologia para usar da informática ao seu favor, realizando um mapeamento de todo o sistema eletrônico da corporação, a fim de descobrir rastros digitais de possíveis espiões e outras atividades que podem estar acometendo a empresa, o que pode também ser estendido às linhas telefônicas.

Durante a investigação o detetive ainda pode utilizar de:

  • Disfarces, para acompanhar a rotina da empresa e se aproximar de possíveis suspeitos;
  • Monitorar os funcionários da empresa através de escutas eletrônicas, câmeras fotográficas e também de filmagem;
  • Acompanhar algum suspeito em sua rotina fora da empresa.

Uma vez coletadas, ao fim da investigação, as provas serão apresentadas ao cliente.

Já que todo o trabalho do detetive particular é feito dentro da lei e possui respaldo judicial, todas as provas coletadas poderão ser usadas até mesmo em processos judiciais.

É importante ressaltar a contraespionagem é um dos métodos investigativos mais complexos, o que pode resultar em uma investigação mais prolongada e demorada. Entretanto, o detetive particular utiliza de todos os recursos possíveis e dedica todo o seu tempo para que seja possível comprovar ou não a suspeita de maneira conclusiva.

Defender-se contra a espionagem industrial é seu direito

É interessante observar que muitas pessoas se mostram inseguras e receosas quando busca, o auxílio de um detetive particular por acreditarem que ao fazê-lo estão violando alguma lei.

Como mencionado anteriormente, trabalho de um detetive particular é totalmente feito dentro da lei. A agência de detetives particulares Luciana conta com o auxílio integral de uma equipe jurídica para orientar os seus profissionais.

Além disso, a profissão é regulamentada no país, e sua prática está de acordo com a legislação brasileira. Portanto, a contraespionagem — método investigativo para descobrir se está ocorrendo ou não uma espionagem em sua empresa — não é caracterizada como uma prática ilegal, e sim uma maneira de defesa.

A contraespionagem é fundamental para que a empresa não seja prejudicada, especialmente no âmbito financeiro, já que um funcionário mal-intencionado pode estar desviando dinheiro ou até mesmo prejudicando negociações importantes, o que pode resultar em falência.

O detetive particular assume o papel investigativo, permitindo que provas sejam obtidas e que o infrator seja confrontado no momento ideal, fazendo com que o contratante se organize e possa se resguardar judicialmente.

A contratação de um detetive particular também pode auxiliar para compreender como se proteger de ataques futuros, provocando melhorias na segurança.

Outros métodos investigativos também podem ser procurados por empresários, como a investigação pré-contratual, verificando a vida profissional e pessoal dos funcionários antes de sua contratação.

Para conhecer mais sobre como o detetive particular pode ajudar você e sua empresa, entre em contato com a agência de detetives particulares Luciana!

Abrir conversa