Fale conosco pelo WhatsApp

Como identificar mentiras no relacionamento?

Homem coloca a mão para trás e faz sinal de quem está mentindo

A convivência conjugal pode ser bastante complicada, com problemas e desafios que colocam à prova o sentimento e a confiança construídos entre o casal. No entanto, existe um problema que pode abalar drasticamente qualquer relação amorosa: as mentiras no relacionamento.

Homem coloca a mão para trás e faz sinal de quem está mentindo
Imagem: Shutterstock

As mentiras no relacionamento podem acontecer com os mais diferentes casais, independentemente de gênero ou tempo de união. Por isso, quem não quer ser vítima de um mentiroso pode aprender algumas técnicas para descobrir os principais sinais de quem não conta a verdade. Confira a seguir como identificar mentiras na relação conjugal e como o detetive particular pode ajudar a tirar a “prova dos nove”.

Como saber se meu amor está mentindo para mim?

Geralmente, as mentiras no relacionamento começam de maneira sutil para não chamar a atenção da pessoa traída. Conforme o mentiroso percebe que sua história é convincente, ele pode passar a ter mais confiança para continuar mentindo. É esse excesso de confiança que abre o caminho para que o mentiroso seja descoberto.

Uma pessoa muito concentrada em manter uma mentira pode deixar passar alguns detalhes que indicam o que estão fazendo. Os principais fatores que entregam um mentiroso são:

  • Cobrir parcialmente a boca: trata-se de uma ação involuntária do mentiroso e que pode até ser rápida, mas que revela um grande conflito interno. Isso acontece porque, da mesma forma que a pessoa quer que o outro acredite na sua história, existe uma parte nele que tem medo de ser descoberto. Por isso o gesto de amordaçar-se com a mão;
  • Lábios: um dos sinais mais clássicos de quem mente é morder os lábios;
  • Olhar: dizem que os olhos são a janela de alma, o que pode ser uma armadilha para quem conta mentiras no relacionamento. Isso porque um dos indícios de deslealdade é quando a pessoa desvia o olhar, já que inconscientemente ela não quer revelar que está mentindo. É importante ressaltar que o contrário — ou seja, olhar fixamente enquanto conta uma história — também é um sinal de que a pessoa mente. Um mentiroso mantém o olhar fixo para observar se conseguiu enganar o receptor da mensagem;
  • Ombro: este é um dos sinais mais sutis e podem passar despercebidos por quem desconfia que está sendo traído. Trata-se de uma elevação de um dos ombros que é muito rápida, mas que demonstra que a pessoa não está segura do que está falando. Ou seja: aquela história não é verdadeira;
  • Secura na garganta: o organismo da pessoa que mente fica carregado de adrenalina ao contar a história inventada. Por isso, é comum os mentirosos engolirem seco ou lamber os lábios para tentar suprir a secura que sentem ao mentir;
  • Tocar-se demais: quem conta mentiras na relação amorosa adquire atitudes repetitivas que podem revelar seu nervosismo. São exemplos o gesto de coçar o nariz, balançar a perna, coçar o braço ou apertar os dedos da mão;
  • Voz: a voz de quem conta mentiras para o(a) parceiro(a) fica mais fina e fraca devido ao esticamento das cordas vocais. Por esse motivo, o mentiroso tende a falar mais alto do que o normal.

Vale a pena destacar que a identificação desses sinais deve ser feita com base no padrão de comportamento da pessoa. Por exemplo: se o indivíduo costuma falar com um tom de voz elevado em conversas banais, então pode ser que o volume de sua voz em uma briga não seja sinal de que está mentindo.

O que fazer ao descobrir mentiras no relacionamento?

O mentiroso pode manter sua versão da história mesmo que você identifique um ou mais dos indícios citados neste artigo. Para ter provas da infidelidade, é recomendado contratar um detetive particular. Esse profissional possui recursos tecnológicos para colher imagens, vídeos entre outros documentos com a discrição e sigilo necessários para uma investigação conjugal responsável e detalhada.

Caso você suspeite que é vítima de mentiras no relacionamento, entre em contato com uma agência de detetives confiável para esclarecer as dúvidas de uma vez por todas. A agência de detetive particular da Detetive Luciana conta com investigadores experientes e oferece para o cliente um relatório completo com as descobertas realizadas durante a investigação.