Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

Como saber se meu filho usa algum tipo de droga?

Jovens sentados em roda compartilhando drogas

Para saber se seu filho está usando algum tipo de droga é importante atentar-se a diferentes sinais comportamentais e físicos e contratar um detetive especializado para investigação.

Uma dúvida comum de pais preocupados é como saber se meu filho usa algum tipo de droga, pois os indicativos são variados e podem ser diferentes de uma pessoa para outra.

Caso haja a suspeita do uso de drogas, especialmente pelo filho adolescente, é fundamental que os pais se tornem mais atentos ao comportamento, companhias e características físicas do jovem.

6 sinais que podem indicar o uso de drogas

Muitos pais têm receio de que o uso de drogas pode levar os filhos a problemas comportamentais, de saúde, de sociabilidade e até a cometer delitos para manter o vício.

A preocupação é séria e exige conhecer os indícios de como saber se meu filho usa algum tipo de droga. Veja a seguir 6 sinais que podem estar associados ao uso de drogas.

Mudanças no comportamento

As mudanças no comportamento podem ser o primeiro sinal, mas é importante ter consciência que nem sempre, a depender da frequência, tipo de substância ou intensidade, o uso de entorpecentes causará alterações significativas.

Mesmo assim, esses sinais devem ser acompanhados, principalmente se envolverem:

  • Mudança no vocabulário;
  • Desenvolver novos hábitos muito diferentes aos anteriores;
  • Conviver com pessoas com perfil diferente dos amigos de antes;
  • Não demonstrar interesse em atividades que gostava.

É importante que os pais avaliem se houve mudanças significativas que consistem em uma ruptura a forma como o adolescente ou jovem portava-se anteriormente.

Isolamento

Caso haja alterações no que se refere à convivência familiar os pais também devem ficar atentos. Nem sempre esse sinal é indicativo de uso de drogas, portanto, não deve ser considerado isoladamente.

Em geral, os jovens passam a ficar mais tempo sozinhos no quarto ou desejam sair sempre sem os familiares para encontrar um grupo de amigos.

Instabilidade emocional

O uso de drogas por parte dos adolescentes pode desencadear emoções diversas, como agressividade em alguns casos, mas também um sentimento de culpa devido à omissão.

Dessa forma, se o jovem começar a apresentar instabilidade emocional, com comportamentos contrários de um momento para o outro é importante verificar se outras mudanças ocorreram.

Alterações na alimentação e no sono

O uso de entorpecentes pode causar alterações no apetite e no sono. Em alguns casos o jovem pode ficar mais letárgico, querendo dormir mais e comendo mais também. Já em outras situações ocorre a perda de apetite e insônia. É relevante atentar-se aos dois extremos.

Fixação por conseguir dinheiro

Caso o jovem inicie o uso de algum entorpecente, uma forma de saber se o filho usa algum tipo de droga é avaliar a fixação por conseguir dinheiro.

É diferente um jovem que deseja fazer um bico ou pequenos serviços para conseguir uma renda e outro que está buscando dinheiro com um comportamento obsessivo, fazendo coisas que não são do perfil dele.

Mudanças físicas

As mudanças físicas também podem acontecer, principalmente em situações mais sérias, como começar a surgir machucados sem explicação, perda significativa de peso e outros.

O uso de craque, por exemplo, pode resultar em uma súbita perda de peso, isolamento social e perda de hábitos de higiene.

Como descobrir se meu filho usa algum tipo de droga?

Para responder a dúvida de como saber se meu filho usa algum tipo de droga é importante que os pais façam essa avaliação considerando diferentes indicativos e não apenas comportamentos isolados.

Caso haja a suspeita quanto ao uso de drogas pelo filho após essas observações, a recomendação é buscar auxílio de um detetive particular. O especialista em investigação fará o monitoramento do adolescente ou jovem, coletando provas sobre o uso de entorpecentes.

Esse tipo de recurso é importante para que os pais possam intervir na situação com a certeza do que está ocorrendo e sem comprometer a obtenção de provas devido ao envolvimento emocional com o caso.

Portanto, o detetive particular auxilia em como saber se meu filho usa algum tipo de droga entregando comprovações desse comportamento que vão ajudar no encaminhamento da questão pelos pais ou responsáveis.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a agência de detetives da detetive Luciana.