diferença investigação policial e particular

Diferença investigação policial e particular? Às vezes você pode estar pensando se realmente deve contratar um detetive particular, ou se simplesmente aciona a polícia para te ajudar em uma investigação que você necessita.

Portanto, existem diversos trabalhos que um detetive particular faz, porém, como é uma profissão regulamentada por lei, existem algumas coias que um detetive não pode fazer. Já a investigação policial pode atuar em alguns casos que o detetive não pode, vice e versa.

O que é importante ressaltar é que a união dos dois trabalhos, pode te trazer resultados mais rápidos se o seu caso estiver ao alcance dessas duas linhas investigativas.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a diferença investigação policial e particular, e como cada uma pode atuar em um processo investigativo.

Para definir entender a diferença da investigação policial e particular é importante entender a função de um detetive

O detetive particular atua em investigações privadas que são solicitadas por clientes específicos. Além disso, este profissional atua para coletar provas que comprovem alguma suspeita de seu cliente.

Pode atuar em suspeitas conjugais, na localização de pessoas ou investigações empresariais, por exemplo. Ele também realiza pesquisas, costuma fazer também mapeamentos super detalhados do passo a passo do investigado, em alguns casos pode seguir o suspeito desde o momento que ele sai de sua casa até o momento que retorna.

Para executar esses tipos de trabalhos, o detetive particular preza pela discrição total para não comprometer de forma nenhuma a investigação.

Entenda o que faz um profissional que atua em investigações policiais 

Se por um lado, os detetives particulares atuam em casos mais privados, que se exige uma discrição extrema no processo investigativo. Os policias atuam para servir nosso país como membros da polícia civil.

Além de atuar casos mais complexos, os policiais também tem o direito de executar mandados de prisão, busca ou apreensão por violações criminais, ou administrativas. Uma diferença bem evidente é a opção de escolher os casos.

Portanto, esses profissionais precisam seguir a linha investigativa, caso chegue um caso para ele. Já o detetive particular, por atuar de forma privada, pode escolher se aceita ou não, um caso específico.

Esses profissionais podem atuar juntos em um caso investigativo?

Certos casos não pedem pela necessidade dos dois atuarem juntos. Em uma investigação conjugal, por exemplo, a polícia não terá muito em que ajudar. Portanto, casos mais particulares exigem uma investigação particular.

Além disso, em investigações criminais, por exemplo, é fundamental que a policial atue neste caso, pois envolve fatores de risco que o policial estará mais preparado para agir.

Já se você precisa localizar uma pessoa querida que tenha desaparecido, os dois podem atuar juntos. Além disso, dessa forma você vai chegar no seu objetivo de forma muito mais rápida do que contando apenas com a investigação policial, por exemplo.

Diferença investigação policial e particular: qual devo buscar para o meu caso?

O detetive particular é mais recomendado para casos particulares, como em situações que existe a suspeita de traição por parte do conjugue, por exemplo. Em casos de investigação empresarial, também é mais recomendado que um detetive particular atue para obter melhores resultados.

Portanto, você não vai poder chamar um policial para saber se está sendo traído ou para entender se um funcionário está te roubando, não é mesmo?

Agora caso, você tenha uma pessoa desaparecida, é importante também acionar a polícia para te ajudar neste caso. O detetive particular, como citamos anteriormente, será um apoio nessa investigação.

E ai, ficou com alguma dúvida sobre o nosso conteúdo de hoje? Nós da detetive Luciana, somos especializados em todos os tipos de investigação e podemos te ajudar caso você esteja precisando desvendar algum caso investigativo. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas!

Leitura recomendada: como Funciona um Detetive Particular? Descubra como esse Profissional Pode te Ajudar!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cta-blog-2-700x137.png
Abrir conversa