espionagem industrial é crime

Espionagem industrial é crime? Essa é uma dúvida que recebemos com certa frequência aqui na detetive Luciana. Muitos empresários às vezes procuram agências de detetive buscando um trabalho de espionagem industrial.

A espionagem industrial pode ser encontrada como espionagem empresarial ou corporativa também. Que de forma geral é um tipo de espionagem feita em empresas ou industrias, com objetivo de captar dados sem autorização.

Além disso, o foco principal da espionagem industrial é conseguir informações sobre planos estratégicos sobre alguma empresa ou industria, para que outra empresa se beneficie dessas informações.

Mas será que contratar ou fazer espionagem industrial por conta própria é crime? No post de hoje, vamos trazer algumas informações importantes sobre espionagem, principalmente no intuito empresarial e industrial.

O que é espionagem industrial

A definição de espionagem pode ser explicada como a prática de obter informações, dados estratégicos ou planejamentos e projetos. Além disso, a espionagem industrial ocorre sem as permissões necessárias.

Um concorrente empresarial pode fazer a contratação de um espião. Servirá como uma forma buscar informações para sair na frente do seu concorrente captando informações de planos futuros.

Portanto, espiões já vem desde a época das guerras onde existiam espiões que tentavam descobrir as estratégias de guerra do inimigo para se antecipar a uma possível ação do exército inimigo e sair na frente estrategicamente falando. 

Além disso, podemos definir cinco tipos principais de modelos de espionagem empresarial:

  • Espionagem militar: esse modelo busca captar informações e planos de guerra para se antecipar a possíveis ataques de inimigos;
  • Governamental: extrai informações governamentais para conseguir alguma vantagem de forma indevida;
  • Industrial: serve para captar informações a respeito de planos, estratégias e informações confidenciais sobre uma respectiva indústria;
  • Pessoas físicas: ao invés de investigar a empresa, industria, ou seja, lá qual for o segmento, o espião vai direto na pessoa que possui os planos traçados, informações confidenciais etc.;
  • Empresarial: atua parecido com a industrial, para buscar captar informações sobre alguma empresa concorrente.

Principais técnicas e alvos preferidos

A espionagem industrial, possui algumas técnicas investigativas que os espiões mais utilizam. As principais estratégias utilizadas são:

  • Infiltração de agentes disfarçados;
  • Grampos ilegais;
  • Captura de imagens através fotos e vídeos;
  • Furto ou roubo de dispositivos eletrônicos com informações confidenciais;
  • Coleta de dados;
  • Engenharia social;
  • Recrutamento de colaboradores insatisfeitos coma  empresa;
  • Entre outras diversas estratégias que podem mudar conforme o caso de espionagem.

Portanto, essas são as técnicas mais comuns, porém é importante ressaltar que não são as mesmas em todos os casos. Podendo variar de acordo com cada processo de espionagem específico, alguns podem ser mais complexos e exigir mais alternativas e estratégias, por exemplo.

Agora falando sobre os alvos preferidos da espionagem industrial, podemos citar as pessoas. Uma das estratégias citadas acima, foi a de engenharia social, portanto o espião se aproxima de um alvo, e tenta construir um relacionamento com o mesmo.

Logo, o elo mais fraco de uma empresa, são os próprios seres humanos. E justamente por essa fragilidade, que todos estão submetidos, são os alvos que os espiões procuram. E cabe a esse profissional buscar pessoas que possam ajudar com informações que sejam importantes para o processo de espionagem.

Mas espionagem industrial é crime de fato?

A espionagem industrial é considerada crime, pois fere a lei n° 9.279/1996, que trata de proteger segredos industriais, reputando uma concorrência desleal do seu uso desautorizado. Logo a conclusão que temos, é que a espionagem industrial, é crime sim.

Caso a empresa passe por uma espionagem industrial, ela poderá entrar com uma ação de indenização por danos morais, alegando violação do segredo empresarial e concorrência desleal, inclusive ações desse tipo podem tirar um bom dinheiro de quem entra com esse processo de espionagem.

E ai, ficou com alguma dúvida? Nós da detetive Luciana, somos especialistas em todos os tipos de investigação particular. Se você precisa de alguém para te ajudar com esse tipo de serviço, entre em contato conosco e nosso time de especialistas vai te retornar o mais rápido possível.

Leitura recomendada: Como Saber se Uma Pessoa Está Mentindo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cta-blog-2-700x137.png
Abrir conversa