Fale conosco pelo WhatsApp

Investigação pré-contratual

Detetive-Luciana-Saiba-mais-sobre-a-investigacao-pre-contratual

A investigação pré-contratual pode te auxiliar na análise e pesquisa de um candidato à determinado cargo de sua empresa.

Certos cargos de responsabilidade em uma corporação exigem profissionais capacitados e idôneos, uma vez que uma contratação errônea pode incorrer em sérios danos à imagem ou à saúde financeira da empresa.

Para conhecer detalhadamente o candidato, pode ser necessário o auxílio de um detetive particular, que será responsável por realizar um mapeamento da vida pessoal e profissional do indivíduo, sendo essa modalidade investigativa denominada investigação pré-contratual.

Como funciona a investigação pré-contratual?

Para que sejam descobertos dados e informações relevantes sobre a vida pregressa do candidato à vaga de emprego, as corporações — assim como seus proprietários, empresários ou colaboradores — podem e devem recorrer a um detetive particular. Ao fazê-lo, garantem que o trabalho de prospecção do passado de cada indivíduo será realizado com veracidade, e seguindo as leis brasileiras.

Contato com ex-empregadores, ex-colegas de trabalho, análise de produtos gerados e resultados entregues, bancos de dados, monitoramento e pesquisas têm o poder de trazer valiosas pistas sobre o candidato.

Esses são alguns dos métodos que podem ser adotados pelo detetive particular na investigação pré-contratual, em que as informações obtidas são entregues ao empregador para que este avalie o comportamento pregresso e também atual do profissional que está se candidatando à determinado cargo em sua empresa.

Por que realizar a investigação pré-contratual?

Diversos pontos e razões podem levar um empreendedor a realizar uma investigação pré-contratual de um candidato, especialmente quando se trata de um cargo de confiança — como quando a função está ligada às finanças da empresa ou então à área jurídica —, em que o indivíduo provavelmente irá lidar com informações sigilosas.

Ainda que a empresa possa ser amparada pela lei, caso eventualmente o funcionário prejudique a empresa, qualquer deslize, por menor que seja, tem o potencial de comprometer a imagem da empresa rapidamente, o que pode tornar a investigação pré-contratual extremamente importante para evitar quaisquer prejuízos.

Portanto, a investigação pré-contratual pode ser requisitada sempre antes de uma nova contratação.

Normalmente, os pontos mais comuns a serem investigados são:

  • Relações trabalhistas anteriores, tanto do ponto de vista de ex-colegas de trabalho como também de empregadores;
  • Antecedentes criminais;
  • Hábitos sociais e profissionais;
  • Veracidade de informações prestadas e dos documentos.

O detetive também pode realizar o monitoramento do candidato, investigando a sua rotina por um determinado período, em que possíveis atitudes suspeitas podem ser fotografas e filmadas, e então entregues para o contratante ao final da investigação. Caso seja necessário, o detetive ainda pode se infiltrar em determinada situação — fazendo o uso de disfarces — e até mesmo captar o áudio de alguma situação comprometedora.

Todas as provas e informações coletadas são disponibilizadas e entregues ao fim da investigação para o contratante, na forma de um dossiê.

É importante ressaltar que a investigação é feita de acordo com a legislação brasileira e com o auxílio de uma equipe jurídica, garantindo que os dados obtidos tenham respaldo na lei e possam ser usadas sem qualquer impedimento.

Além disso, as provas são obtidas sem que o investigado tenha conhecimento, ou seja, o andamento da investigação é totalmente seguro e sigiloso, preservando a identidade de quem contratou o serviço.

Através da investigação pré-contratual, o empresário pode avaliar o potencial de seu futuro funcionário, analisando informações que constatem a sua idoneidade ou então expondo pontos críticos que podem resultar em uma contratação problemática para a saúde de seu negócio.

A investigação também pode ser extremamente eficaz após o vazamento de informações confidenciais ou algum outro delito que algum funcionário possa cometer. Para ter o respaldo em ambas as situações, conte com o auxílio profissional de um detetive particular!

Para conhecer mais detalhes sobre como a investigação pré-contratual pode lhe auxiliar, entre em contato com a agência de detetive particular Luciana.