qual a função de um detetive

Qual a função de um detetive?  Nas telas de cinema, esse profissional ficou famoso através dos filmes Sherlock Holmes, filme este que possui vários volumes para quem é adepto de filmes de investigação.

Na vida real, essa profissão costuma causar muita curiosidade nas pessoas, por conta dos estereótipos difundidos nos filmes, livros, jogos e muito mais. Detetive particulares estão sendo cada vez mais procurado. E com o aumento na procura desses serviços, começam a surgir várias dúvidas desta função.

Hoje vamos responder algumas dúvidas neste post sobre a profissão de detetive particular, quem sabe você não pode ter interesse em se tornar um detetive particular após entender o que essa profissão faz?

O que é um detetive particular

A palavra detetive tem origem inglesa, a qual o  significado é desmascarar, investigar, e pilhar. Essa profissão pode se dividir entre detetives particulares, agência de detetives particulares ou Agente de polícia. Portanto, a função principal é investigar, com isso, captando informações e provas que sejam eficientes para o caso.

Além disso, existem ramificações no segmento. Dentre as que mais se destacam, a investigação conjugal é a mais procurada. Diferentes áreas possuem bastante procura. A investigação empresarial, particular, assim como a localização de pessoas também possuem grande demanda

Regulamentada e reconhecida por lei, a lei 13.432/2017, a profissão de detetive é completamente legalizada. Será considerado um detetive particular profissional, aquele atuar de conta própria, ou através de uma agência de detetives particulares.

A questão é que as coletas de dados e informações só podem ser de cunho não criminal, para o esclarecimento de assuntos que sejam de interesse privado do cliente contratante do serviço.

Qual a função de um detetive particular?

Fundamentalmente, o objetivo do detetive é captar informações e provas sobre determinado assunto ou situação. Com isso, eles reúnem informações que são capazes de comprovar ou não, uma determinada situação suspeita por parte do contratante.

Uma boa parte da necessidade de contratação de um detetive particular é a coleta de dados para processos jurídicos. Sendo uma profissão que pode atuar em conjunto com outras, como, por exemplo, advogados. O sigilo é fundamental nessa etapa do processo.

O detetive particular atua principalmente em investigações conjugais, sendo muito procurado para neste caso coletar provas que comprovem a infidelidade do cônjuge.

O que precisa para ser um detetive particular

Como citamos, o detetive particular possui a profissão regulamentada. Todos os profissionais nestes casos, geralmente possuem treinamentos específicos para aprender técnicas para solucionar casos investigativos.

Um treinamento é feito garantindo que, rapidamente, todas as provas, cheguem para o cliente de forma sigilosa. Um dos motivos que impulsiona alguém a contratar um detetive particular, é a necessidade de sigilo no caso.

Como escolher um detetive particular?

É importante quando você for escolher um detetive particular, procurar informações a respeito dos profissionais e saber se esse profissional já atuou em casos semelhantes ao que você necessita.

Ter certeza que existe um profissional qualificado cuidando de seu caso pode se a diferença entre o sucesso e o fracasso da investigação. A Detetive Luciana, por exemplo, tem várias reportagens publicadas, o que a consolida como uma referência quando o assunto são detetives particulares.

Como na maioria das situações são casos delicados, você não quer que uma informação específica do caso vaze não é mesmo? Muito cuidado é necessário na hora de contratar um profissional desta área.

Eai, gostou de conhecer um pouco mais e entendeu qual a função de um detetive? Caso você esteja precisando de auxílio de um detetive particular, nós da detetive Luciana somos especializados nos mais diversos tipos de investigação, podemos tirar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco!

Leitura recomendada: Saiba Como Investigar Roubo na Empresa!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cta-blog-2-700x137.png

Abrir conversa