qual faculdade fazer para ser detetive

Qual faculdade fazer para ser detetive? Uma dúvida muito comum de quem procura um profissional deste tipo é qual faculdade fazer para ser detetive. Será que realmente existe uma graduação exigida para atuar nessa profissão que gera encanto em muita gente?

O trabalho de detetive particular é algo que envolve uma grande pressão, mas é uma carreira gratificante, pois ajuda muita gente em situações que às vezes podem parecer perdidas. Milhares de pessoas desaparecidas já foram localizadas através de profissionais desta área, por exemplo.

No post de hoje, vamos te falar um pouco sobre como funciona a profissão de detetive particular e se realmente necessita de uma faculdade para poder exercer essa função, tão importante em nossa sociedade.

Qual faculdade fazer para ser detetive

Essa é uma dúvida muito comum de quem tem interesse no mundo investigativo. Hoje perante a lei, não se exige uma formação específica para ser um detetive particular. Porém, é importante fazer cursos profissionalizantes que vão ajudar o interessado a ter conhecimento técnico e teórico a respeito da profissão.

Portanto, os conteúdos destes cursos profissionalizantes costumam ser da área de direito criminal, investigação eletrônica, você vai aprender também, técnicas que envolvem os equipamentos utilizados por um detetive particular especializado.

Além disso, é importante ter algumas características para poder ser um bom detetive. Isso ajuda esse tipo de profissional a se destacar no mercado como um especialista.

Se não precisa fazer faculdade para ser detetive o que precisa ser feito para exercer a profissão?

Bom, é importante ressaltarmos que essa profissão foi regulamentada por lei em 2017, porém com algumas recomendações sobre o que esse profissional pode ou não fazer. Não é função de um detetive particular, iniciar um processo investigativo que seja de cunho criminal, por exemplo.

Esse tipo de investigação é direcionada para profissionais que atuem na própria polícia e possuem treinamentos e experiência para esse tipo de investigação.

Portanto, para exercer a profissão de detetive particular, você só precisa buscar conhecimento a respeito dessa profissão e ir adquirindo casos aos poucos. O interessante também, é entrar em uma agência de detetives já renomada, dessa forma você aprende muito com profissionais que já tem muita estrada neste segmento e dessa forma também adquire conhecimento com os mais experientes.

Em quais áreas o detetive pode ingressar?

Quando você escolhe a área de investigação particular, com foco em ser um detetive, você abre um leque de opções de atuação. As opções mais comuns são:

Atuar como detetive particular ou em uma agência de detetives particulares: você pode estudar e atuar de forma individual ou trabalhar para uma agência de detetives particulares.

Policial investigativo: esse profissional faz a investigação de crimes e procura encontrar resoluções para eles, esse profissional também é visto com muita frequência em filmes e séries investigativas.

Jornalista investigativo: se você gosta da área de comunicação, mas tem essa paixão por investigação. Você pode atuar como um jornalista investigativo, esse profissional busca provar para criação de matérias que geralmente envolvem algum escândalo ou algo do tipo.

Além destas áreas em questão, o detetive particular, pode atuar em algumas ramificações, como investigação conjugal, localização de pessoas, investigações empresariais ou casos particulares, entre outros.

O importante é que cada um deve procurar sempre estudar, principalmente os equipamentos que vai utilizar, principalmente com as novas tecnologias. Os detetives precisam estar sempre atentos as novidades do mercado de investigação. Esses equipamentos podem te ajudar a solucionar um caso bem específico que ninguém conseguiu solucionar até então.

Está precisando de serviço de detetive particular? Nós podemos te ajudar

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre os serviços de detetive particular, nós da detetive Luciana somos especializados em diversos tipos de investigação, com uma vasta cartela de clientes bem sucedidos.

Portanto, caso você tenha alguma dúvida, é só entrar em contato conosco, vai ser um prazer te ajudar a solucionar um caso.

Leitura recomendada: trair é Crime? Descubra Tudo Sobre Isso

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cta-blog-2-700x137.png
Abrir conversa