Fale conosco pelo WhatsApp

Quando contratar um detetive empresarial?

Homem segura uma lupa para ler documentos

Responsável por garantir a resolução de questões que podem prejudicar ou comprometer uma empresa, o detetive empresarial averigua irregularidades e casos de espionagem corporativa.

O detetive empresarial é um profissional especializado em conduzir investigações particulares a serviço de uma organização, seja averiguando possíveis irregularidades ou identificando casos de espionagem corporativa. Trata-se de um tipo de serviço geralmente solicitado por empresários que, por algum motivo, têm alguma suspeita ou desconfiança em relação a seus colaboradores ou concorrentes.

Existem diversas situações que podem demandar os serviços de um detetive empresarial, garantindo a resolução de questões que podem prejudicar a prosperidade do negócio ou até mesmo comprometer a organização perante a legislação vigente. Fraudes, desvio de recursos, chantagem, furto e roubo de informações estão entre algumas das situações que podem motivar uma investigação.

O que é uma investigação empresarial?

Por mais que uma relação profissional seja baseada na confiança, é muito comum que as empresas sofram com interceptação de dados, desvio de informações sigilosas e até mesmo furtos de variados graus. Este tipo de situação pode comprometer significativamente a saúde financeira do negócio, e o ideal é que sejam solucionadas com o máximo de urgência possível.

Os causadores desses desvios podem ser tanto pessoas de fora como as que estão diariamente dentro da empresa, sejam eles sócios ou funcionários. A investigação conduzida pelo detetive empresarial visa justamente verificar se alguém está interferindo em seus negócios, esclarecendo como isso ocorre e colhendo provas para que o problema seja resolvido rapidamente.

Como é conduzida uma investigação empresarial?

Este tipo de investigação pode exigir diferentes abordagens por parte do detetive empresarial, dependendo diretamente do tipo de situação que está sendo investigada. Em geral, os principais recursos que podem ser usados ao longo do processo investigativo são:

  • Monitoramento de canais internos e externos;
  • Infiltração dentro da empresa contratante;
  • Acompanhamento da rotina dos principais suspeitos.

Utilizando-se de técnicas e ferramentas específicas, o detetive particular coleta informações de maneira discreta e sigilosa, arquivando os dados em tempo real e elaborando relatórios periódicos a respeito do que foi observado. Todas as informações podem ser utilizadas em um eventual processo judicial, caso a empresa lesada precise.

Quando contratar um detetive empresarial?

Como foi dito, existem diversos motivos que justificam um empresário solicitar uma investigação empresarial. A contratação do detetive particular especializado pode acontecer quando há suspeita de qualquer ato ilícito ou atividade que possa prejudicar a empresa de alguma forma. Em geral, as principais situações que levam uma organização a procurar os serviços de um detetive empresarial são:

  • Fraudes dentro da empresa;
  • Golpes e extorsões;
  • Prática de concorrência desleal;
  • Desvio de dinheiro ou de recursos empresariais;
  • Furtos, tanto de informações como de dinheiro;
  • Subornos e chantagens;
  • Espionagem industrial;
  • Uso de informações confidenciais para favorecer alguém ou outra empresa.

Vantagens de contratar um investigador empresarial

Ao suspeitar de alguma das situações descritas acima, é natural que o empresário se sinta impulsionado a iniciar uma investigação por conta própria. Esta atitude, entretanto, não é a mais indicada. Isso porque o empresário tem interesses e envolvimento direto com sua organização, o que pode atrapalhar a discrição necessária para lidar com uma investigação deste tipo.

Além disso, apenas o detetive empresarial possui treinamento, experiência e qualificação específicas para levantar dados relevantes de maneira responsável e sem ser descoberto. Muitas agências especializadas oferecem, ainda, assessoria jurídica para reduzir os danos sofridos pela empresa contratante, permitindo que o caso seja solucionado de acordo com a lei.

A contratação de um detetive particular especializado em investigação empresarial, portanto, garante uma investigação mais eficiente e com provas devidamente organizadas e registradas — o que faz toda a diferença no momento de adotar medidas legais a respeito do assunto investigado. Para saber mais sobre o trabalho de um detetive empresarial, entre em contato com os profissionais da agência de detetives particulares da Detetive Luciana.