Equipe de detetives conversa sobre as técnicas de contraespionagem que serão adotadas

Contraespionagem é um serviço que ajuda a identificar e prevenir roubo de informações confidenciais e outros dados particulares de uma empresa.

A contraespionagem (que também pode ser conhecida como contrainteligência) é um serviço contratado por empresários que suspeitam estar sendo vítimas de sabotagens, espionagens ou traições profissionais, com riscos ao seu negócio e à possível exposição de dados sigilosos. Para averiguar e solucionar a situação, ele contrata um detetive particular especializado neste tipo de caso.

O detetive particular é um profissional que dispõe de uma série de áreas de atuação, com foco tanto na ajuda de pessoas quanto de empresas. O ponto em comum nos dois atendimentos é, sem dúvidas, a resolução de problemas que demandam discrição e eficiência. No caso das empresas, é muito comum que a investigação empresarial necessite do uso de técnicas de contraespionagem para elucidar algumas questões.

Quais são as técnicas de contraespionagem?

Em quaisquer ramos de atuação no mercado contemporâneo, existem concorrências ferozes, prontas para engolirem umas às outras. No entanto, existe uma linha tênue entre o aceitável e a concorrência desleal. Não é incomum que empresários promovam perseguições dignas de filmes a seus adversários, utilizando até mesmo de funcionários que atuam como espiões para coletar dados importantes.

As técnicas de contraespionagem visam, entre outras coisas, identificar a presença de um informante secreto da concorrência dentro da empresa. Uma vez que colaboradores costumam comumente ter acesso a dados e informações confidenciais — como senhas, relatórios financeiros ou meios eletrônicos privativos —, o detetive pode enxergar ali um princípio para sua investigação.

Outras técnicas de contraespionagem que podem ser aplicadas pelos detetives particulares são:

  • Vigilância sigilosa: sempre com extrema discrição, fundamental ao processo, o detetive se infiltra na empresa como funcionário ou cliente;
  • Criptografia de dados: técnicas para proteção de informações, reservando-as somente ao emissor e ao receptor;
  • Infiltração: em algumas situações, o detetive pode se infiltrar em meio aos funcionários da empresa para acompanhar de perto os suspeitos e obter informações privilegiadas;
  • Scan1: técnica que promove uma apurada busca em rede para identificar computadores ativos e neles buscar informações, como programas e serviços;
  • Bloqueadores de transmissão: essa é uma técnica de contraespionagem que age por meio de um eficiente transmissor varredor de frequências;
  • Monitoramento de veículos: consiste na localização de equipamentos de escuta e transmissão eletrônica GSM em automóveis.

Quando contratar um detetive para contraespionagem?

Se você acredita que pode estar sendo lesado e espionado por algum funcionário, diretamente pela concorrência ou até mesmo por um de seus sócios, talvez seja a hora de aplicar as técnicas de contraespionagem.

Mas, em hipótese alguma, tente fazer isso sem a ajuda de um especialista no assunto: somente o profissionalismo e a experiência de um escritório de investigação privada conseguirão trazer à tona toda a verdade sobre o caso que você deseja apurar. No entanto, é válido reforçar que não existe um momento considerado apropriado para a contratação de um detetive.

Mesmo se você não tem desconfiança a respeito de uma eventual espionagem na sua empresa, considere buscar por ajuda profissional preventiva. Muitas vezes a espionagem acontece de forma sorrateira e silenciosa — sendo que em alguns casos, quando o empresário começa a desconfiar de que há algo errado, é porque o prejuízo já está sendo sentido pela organização.

A prevenção funciona de uma maneira eficaz. Neste caso, as técnicas de contraespionagem serão aplicadas mesmo que você não tenha suas desconfianças e, quanto mais cedo a sabotagem for descoberta, menos prejudicado sua empresa sairá desse problema.

Grandes perdas em empresas certamente podem ser evitadas com a contratação dos serviços de um detetive particular para aplicar as técnicas de contraespionagem. Se você é empreendedor e deseja proteger e zelar pelo seu ambiente profissional, entre em contato com a agência de detetives Luciana e solicite um orçamento. Ajudaremos você a preservar o seu patrimônio com zelo e discrição!

Abrir conversa